Uma adolescente, de 17 anos, morreu de embolia pulmonar na tarde desta segunda-feira (09), no Hospital Regional de Monteiro, 24 horas após o parto de uma menina. 

A adolescente, Juliana que residia no sitio Serrote na zona rural de Monteiro, teve complicações 24 horas após o parto, não resistiu e veio a óbito na tarde desta segunda-feira. Segundo informações, a jovem morreu vítima de embolia pulmonar, a criança passa bem.

No inicio da noite Maria Luzineide da Silva, 38 anos, tia de Juliana sofreu um infarto e também morreu no Hospital.

Embolia pulmonar
Além de gestantes e mulheres no pós-parto, idosos, fumantes e pessoas que passaram por cirurgia têm mais pré-disposição para desenvolver o problema. Os fatores de risco estão associados aos casos de pessoas que ficam muito tempo em uma mesma posição.

Nessas circunstâncias o sangue circula menos e um coágulo pode aparecer na parede das veias, se soltar e fazer o mesmo caminho do sangue até chegar ao pulmão. Dependendo do tamanho do coágulo, as consequências são graves.

“No pulmão ele vai obstruir a passagem sanguínea e a região afetada do pulmão vai parar de funcionar, de fazer a troca de gás carbônico pelo oxigênio, a gente considera isso como infarto do pulmão. Uma parte do pulmão que vai deixar de funcionar”, explicou a pneumologista Andrea Cunha.

Os sintomas são dor aguda no peito, falta de ar, aceleração cardíaca e da respiração, palidez e ansiedade. É possível prevenir a doença evitando imobilizações prolongadas. "Se acabou de fazer uma cirurgia, assim que for liberado pelo médico já estar se movimentando. Se está em um avião ou ônibus, estar sempre alongando a perna e a panturrilha, não ficar parado”, disse.


OPIPOCO

Post a Comment