Governo lança ações para combater violação de direitos humanos na web                           
O poeta Espedito Pedro da Silva, Espedito de Mocinha, será o grande homenageado dentro da programação do VI Festival de Cultura Popular Zabé da Loca, que acontece neste mês de abril, no período de 17 a 19. O Festival é realizado pela Prefeitura Municipal de Monteiro, através da secretaria de Cultura, desde 2010 e anualmente homenageia um grande nome da cultura popular monteirense.
Este ano o escolhido foi o poeta Espedito de Mocinha, que no dia 18 de abril será homenageado no Teatro Jansen Filho, durante a III Noite da Poesia Sertaneja.
Segundo Alexandre César, Secretário de Cultura, o evento em homenagem ao Poeta Espedito de Mocinha é justa, por ele representar o trabalho de valorização da cultura popular.
Para a prefeita Edna Henrique, a homenagem ao poeta Espedito de Mocinha é o reconhecimento pela sua importante participação na valorização da cultura monteirense. “Assim como os demais festivais, este ano vamos realizar um grande evento reunindo grandes nomes da poesia nordestina para homenagear um poeta que engrandeceu o nosso município, a exemplo de Pinto de Monteiro, Jansen Filho e tantos outros”, destacou a prefeita Edna Henrique.
Nos festivais de cultura anteriores foram homenageados a própria Zabé da Loca, Dejinha de Monteiro, Jotinha dos Magnifícos, Ilmar Cavalcante e o poeta e professor José de Jabitacá.
Espedito de Mocinha
Espedito Pedra da Silva (Espedito de Mocinha) nasceu em 1939, no sítio Tungão, zona rural do município de Monteiro, onde cresceu e conviveu durante toda a sua mocidade.
O interesse pela poesia surgiu na vida do poeta aos 17 anos de idade e tem o poeta repentista Pinto do Monteiro como sua maior inspiração.
As suas poesias são baseadas em fatos atuais e na criação de contos. O estilo de suas poesias vai do moderno ao rural, sempre com o vocabulário do caboclo da roça.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO VI FESTIVAL DE CULUTRA POPULAR ZABÉ DA LOCA
SEXTA-FEIRA – DIA 17
Praça da Alimentação – 21 Horas
Show com Alexandre Pé de Serra – Lançamento do CD “Duetos”
Participações: Nanado Alves, César Amaral, Osmando Silva, Thaina Campos, Maike José e Fernando Marques (Vozes do Forró).
SÁBADO – DIA 18
CULTURA NA FEIRA – 08h00 – Ao lado do Centro Cultural Alexandre da Silva Brito
Participações: Meninos de Zabé, Pai Vicente, João Badalo, João de Amélia, Zé Preto (Mazurca), Grupo de Ciranda, Banda de Pífano Mané de Joan, Banda de Pífano Pio X e Douglas River.
III NOITE DA POESIA SERTANEJA – 20h:00 – TEATRO JANSEN FILHO
(Homenagem a Espedito de Mocinha)
Participações: Agda Moura (Santa Cruz do Capibaribe), Lara Moura (Santa Cruz do Capibaribe), Júnior Cordel, Felipe Morais, Ismênia Thereza, Gaudêncio Pereira, Carlinhos da Prata, Zé de Jabitacá e Elânia Lima.
DOMINGO – DIA 19
IX CAVALGADA DA INTEGRAÇÃO
Concentração: Fazenda da Embrapa
Saída: 09h:00
Percurso: 30 KM
Chegada: Embrapa, às 15 horas. Show com Dejinha de Monteiro.
Secom – PM

Post a Comment