O município de Monteiro está localizado no Cariri da Paraíba e é segundo o IBGE o maior município doEstado em sua extensão territorial. Com uma zona rural vasta, a Prefeitura Municipal possui 10 escolas espalhadas em suas principais comunidades e através de uma ação focada da gestão da prefeita Edna Henrique, todas as instituições de ensino da zona rural possuem hoje um laboratório de informática e internet wi-fi com um mega de velocidade em cada educandário.
Mas para quem pensa que esse trabalho é antigo, a secretária de educação Ana Lima, que também é professora do quadro efetivo do município há muitos anos, relembra que antes da prefeita Edna Henrique assumir a gestão, as escolas rurais não tinham nenhum computador ou, em alguns casos, apenas uma obsoleta máquina na secretaria da instituição.
“Quando assumimos o Governo em 2009, nenhuma escola da rede municipal possuía laboratórios de informática e hoje temos um laboratório montado com no mínimo 5 computadores em cada escola rural do município”, relatou a secretária Ana Lima.
A Secretaria de Educação de Monteiro conseguiu ainda um projeto junto ao FNDE que destinou a cada escola de ensino fundamental da zona urbana 25 laptops, que são utilizados pelos professores em sala de aula com os alunos quando necessário. Em 2012, cada professor de toda a rede municipal de ensino ganhou também um laptop para uso pessoal e profissional, acompanhado de capacitação.
A informatização das escolas municipais de Monteiro possibilitou um considerável aumento na qualidade do ensino municipal, fato este que fez crescer consideravelmente a procura por vagas nos educandários municipais, que atualmente possuem mais de 4 mil alunos matriculados.

Post a Comment