O III Festival de Violeiros de Monteiro, em homenagem ao repentista Severino Lourenço da Silva Pinto, o Pinto de Monteiro, acontece na noite desta sexta-feira, 24, a partir das 20 horas, na Praça João Pessoa, centro da cidade.
O evento é promovido pela Prefeitura de Monteiro, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e tem uma visão carinhosa sobre os talentos de raiz, reunindo os principais nomes da cultura nordestina, em especial os artistas locais e regionais, o que assegura antecipadamente uma noite memorável da poesia nordestina.
O objetivo do III Festival de Violeiros é homenagear o poeta popular, cantador e improvisador, a “Cascavel do Repente”, Severino Lourenço da Silva Pinto, o Pinto de Monteiro, o maior dos maiores nomes da cultura monteirense, que se vivo estivesse teria comemorado 122 anos de idade na última terça-feira, dia 21 de novembro.
O evento reúne as duplas Biu Dionísio e Raimundo Caetano; Edvaldo Zuzu e Ivanildo Vila Nova; Rogério Menezes e Zé Galdino; Evaldo Filho e Xexéu da Paraíba; Zé Jabitacá e Renê Cavalcante, que mostrarão ao público monteirense e do Cariri o que há de melhor no talento e na arte do improviso.
“O III Festival de Violeiros de Monteiro será sem dúvidas uma oportunidade de saborearmos o que há de melhor na cultura popular. Somos o berço do homenageado e um evento como esse vai fazer com que os mais jovens conheçam de perto o quanto é lindo e importante são os repentistas e violeiros”, disse Christianne Leal, secretária de Cultura.
A prefeita Anna Lorena afirma que sua gestão tem o compromisso com a cultura, principalmente a popular e que o resgate histórico de manifestações como esta é de suma importância para valorizar os artistas e para o resgate de nossas próprias raízes. “Queremos ocupar as praças e locais públicos para levar cultura para nosso povo, a nossa própria cultura e nosso principal intuito é fortalecer, valorizar e resgatar nossas antigas tradições, enfim, nossas raízes”, comentou a gestora.
O artista convidado para abrir o III Festival de Violeiros de Monteiro é o poeta-cantador Oliveira de Panelas que conta 50 anos registrando através de suas letras as belezas do Nordeste pelo país.
O III Festival de Violeiros de Monteiro terá apresentação do poeta Carlinhos da Prata e do folclórico Beato Vicente, além do poeta Cloves Ferreira e da poetisa Ismênia Thereza.

Post a Comment