segunda-feira, 31 de agosto de 2015

MONTEIRO: Escolas da zona rural têm laboratórios de informática e internet


O município de Monteiro está localizado no Cariri da Paraíba e é segundo o IBGE o maior município doEstado em sua extensão territorial. Com uma zona rural vasta, a Prefeitura Municipal possui 10 escolas espalhadas em suas principais comunidades e através de uma ação focada da gestão da prefeita Edna Henrique, todas as instituições de ensino da zona rural possuem hoje um laboratório de informática e internet wi-fi com um mega de velocidade em cada educandário.
Mas para quem pensa que esse trabalho é antigo, a secretária de educação Ana Lima, que também é professora do quadro efetivo do município há muitos anos, relembra que antes da prefeita Edna Henrique assumir a gestão, as escolas rurais não tinham nenhum computador ou, em alguns casos, apenas uma obsoleta máquina na secretaria da instituição.
“Quando assumimos o Governo em 2009, nenhuma escola da rede municipal possuía laboratórios de informática e hoje temos um laboratório montado com no mínimo 5 computadores em cada escola rural do município”, relatou a secretária Ana Lima.
A Secretaria de Educação de Monteiro conseguiu ainda um projeto junto ao FNDE que destinou a cada escola de ensino fundamental da zona urbana 25 laptops, que são utilizados pelos professores em sala de aula com os alunos quando necessário. Em 2012, cada professor de toda a rede municipal de ensino ganhou também um laptop para uso pessoal e profissional, acompanhado de capacitação.
A informatização das escolas municipais de Monteiro possibilitou um considerável aumento na qualidade do ensino municipal, fato este que fez crescer consideravelmente a procura por vagas nos educandários municipais, que atualmente possuem mais de 4 mil alunos matriculados.

Em voltas pelo cariri com meu amigo Eduardo Viana e Edilene Felix.

Em voltas pelo cariri com meu amigo Eduardo Viana e Edilene Felix. Demos um giro; Zabelê/Monteiro, Monteiro/Sumé, Sumé/Congo, Congo/Camalaú, Camalaú/São João do Tigre, São João do Tigre/São Sebastião do Umbuzeiro, finalmente São Sebastião do Umbuzeiro/Zabelê.
 Terras do Congo-PB com serra de Jataúba aos fundos


 Eduardo Viana, centro do Congo


 Eduardo Viana, centro do Congo


 Prefeitura do Congo-PB


Centro do Congo=PB, a lombada mais larga do planeta terra, Observem que o carro ficou totalmente em cima da lombada rsrsrsr

 Sertão entre Camalaú e São João do Tigre-PB

Fernando Cabeleireiro e Eduardo Viana Nos confins do sertão paraibano no Congo-PB

Incêndio destrói ferro velho em Monteiro


Incêndio destrói ferro velho em Monteiro
Um incêndio ocorrido no início da madrugada desta segunda-feira (31), destruiu boa parte de um ferro velho localizado no Conjunto Mariz, bairro Mutirão, em Monteiro. As chamas logo tomaram conta de todo o local.
De acordo com informações, populares tentaram conter as chamas, mas devido as proporções, não lograram êxito. Como em Monteiro não existe Corpo de Bombeiros, o fogo não foi contido. Ainda não se sabe o que causou o incêndio.
Até o fechamento desta matéria, o incêndio ainda não havia sido controlado.
Atualizado às 01h35

domingo, 30 de agosto de 2015

Blitz apreende vários veículos em Monteiro

Blitz apreende vários veículos em Monteiro
Blitz apreende vários veículos em Monteiro
Uma blitz foi realizada neste sábado (29), no Centro de Monteiro, com o objetivo de apreender veículos irregulares, motoristas sem habilitação e de realizar outras medidas de segurança. A operação foi realizada pelo 11° Batalhão de Polícia Militar, com sede naquele município. Vários veículos foram apreendidos.
De acordo com a polícia, vários veículos acabaram sendo apreendidos e só serão liberados após a devida regularização dos mesmos. Além de coibir irregularidades de trânsito, operações deste tipo servem para tranquilizar a população da cidade, que nos últimos meses vem enfrentando um dos maiores índices de criminalidade já registrados no município.

sábado, 29 de agosto de 2015

Corpo de jovem é encontrado em estrada na Zona Rural de Monteiro

Nessa sexta-feira (28) o corpo de um jovem identificado como Denizar Gaspar da Silva, 28 anos, residente no município de Camalaú, foi encontrado nas proximidades do assentamento Xique-Xique, próximo ao sítio Pitombeira.
O jovem residia à Rua Napoleão Ferreira Gomes, 417, em Camalaú, o corpo foi levado ao IML para o exame necroscópico para identificar a causa da morte.

Prefeita Edna emite nota de pesar pelo falecimento de servidor de Monteiro


Prefeita Edna emite nota de pesar pelo falecimento de servidor de Monteiro
A prefeita de Monteiro, Edna Henrique, emitiu neste sábado (29), um nota de pesar devido ao falecimento do servidor da Prefeitura Municipal, Ailton Alves, ocorrido nesta sexta-feira (28), diante de um acidente de moto na zona Rural de Monteiro.
Confira a nota:
É com imenso pesar que a Prefeitura Municipal de Monteiro comunica o falecimento do servidor público municipal AILTON ALVES DE SOUSA, 55 anos, lotado na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, vítima de trágico acidente ocorrido na noite desta sexta-feira, dia 28 de agosto.
Em nome dos demais servidores municipais, formalizamos nossos sentimentos de solidariedade à família do servidor.
Monteiro, 29 de agosto de 2015.
Ednacé Alves Silvestre Henrique
Prefeita

Destruição da juventude pelo PT

CPMF de volta; NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

Porque não lançar o IPFDP, "imposto pra filhos da puta" ?!?!? Assim só eles pagarão!!!!

Cristina Coutinho

Ta danado Cristina, são 54 milhões. kkkkk (Eita, ainda bem que não votei e nem voto em PTralhas) Uma boa idéia Cristina! Pelo menos 53 milhões desses 54 milhões que votaram na chefe da quadrilha de PTralhas vão dizer que não votaram nela.

Acidente de moto mata funcionário da Prefeitura de Monteiro


Acidente de moto mata funcionário da Prefeitura de Monteiro
Um trágico acidente de moto ocorrido nesta sexta-feira (28), na zona rural de Monteiro, resultou na morte de um funcionário da Prefeitura bastante conhecido e querido no município.
Trata-se de Ailton Alves, que foi encontrado desacordado ao lado de sua moto no sítio Mocó. Uma unidade do Samu chegou a socorrer a vítima, que infelizmente não resistiu. Ailton era servidor da Secretaria de Agricultura do Município e trabalhava como operador de máquinas.
De acordo com informações, seu sepultamento deverá acontecer neste sábado (29), no cemitério público de Monteiro.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Exclusivo: Acidente na BR 110 deixa vitima fatal em Monteiro

Mais um acidente foi registrado na manhã desta sexta - feira (28) No Cariri Paraibano na BR 110, No município de Monteiro, o fato ocorreu nas proximidades do bar recanto verde.
O corpo de um homem identificado como Damião da Silva Alves, natural de Sertânia, 33 anos, foi encontrado as margens da Br já sem vida,. Ainda não se sabe o que de fato teria motivado o acidente, a polícia se encontra no local para tomar as dêvidas providencias. Mais informações a qualquer momento.

2º Encontro de Prefeitos do Cariri está acontecendo em Coxixola; veja fotos

2º Encontro de Prefeitos do Cariri está acontecendo em Coxixola; veja fotos
2º Encontro de Prefeitos do Cariri está acontecendo em Coxixola; veja fotos
O Cariri paraibano está reunindo 31 gestores públicos do território, nesta sexta-feira, desde às 9h, durante o 2º Encontro de Prefeitos. Desta vez, o evento acontece na cidade de Coxixola, a 254 km de João Pessoa, e traça um direcionamento estratégico até o ano de 2022. A socióloga Tânia Zapata conduz o planejamento com os gestores. O Encontro faz parte de um conjunto de ações que visam promover a integração das cidades através do Pacto Novo Cariri.
O primeiro Encontro de Prefeitos do Cariri ocorreu dia 14 de julho em Campina Grande e 26 gestores municipais participaram. Os assuntos mais comentados para o desenvolvimento do território são como orientar e subsidiar a caprinocultura e o que fazer com a água da transposição do Rio São Francisco. Para a gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, o direcionamento vai priorizar a economia local e a qualidade de vida da população.
“Nós temos como transformar a nossa realidade, que é de muita luta e sofrimento neste período de seca. Mas a mudança tem que partir de cada um individualmente, primeiramente, apoiando as causas locais. A gestão pública é responsável por apresentar, sempre, oportunidades de investimento humano e capital na localidade. Por isso estamos estimulando, orientando e desenvolvendo estratégias conjuntamente com os prefeitos para alcançarmos melhores condições de vida e mais desenvolvimento sustentável”, disse Madalena.
O diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, destacou que a instituição vem contribuindo para o dinamismo econômico territorial do Estado e construindo um ambiente favorável para os pequenos negócios. “Iremos aplicar em todo o Estado, em diversos territórios, as ações de fortalecimento da governança local, do capital social e das potencialidades regionais”, afirmou Luiz Alberto, que irá participar do evento em Coxixola nesta sexta-feira. Ele ressaltou a importância do Pacto Novo Cariri que desenvolveu a caprinocultura leiteira no território.
O Pacto foi retomado em abril e o grupo já realizou o Dia D da Caprinocultura, na cidade de Taperoá, de 17 a 19 de julho. Outra realização do projeto foi no dia 24 de julho, na cidade de Gurjão, com o Fórum do Leite. Uma das prioridades dos trabalhos do Pacto é estimular a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Dos 223 municípios do Estado, menos de 100 estão com a Lei implementada.
Pacto – As ações do Pacto Novo Cariri começaram desde o ano 2000 e o projeto obteve sucesso como um consórcio intermunicipal. Foi através do Pacto que o território alcançou a posição de maior produtor de leite de cabra do Brasil. As instituições de ensino e pesquisa desenvolveram melhor a genética caprina e os produtos lácteos ganharam destaque. Isso aumentou a quantidade de indústrias de laticínios e a variedade dos derivados. A agência do Sebrae em Monteiro atende a 17 cidades do Cariri e também participou do início do Pacto.

Explosão a correspondente do Bradesco e Correios na cidade de Congo na madrugada desta sexta-feira (28).


A Sensação de insegurança no Cariri Paraibano e constante, um verdadeiro tempo de guerra urbana dos grandes centros em nossa região.
Nos últimos dias a população das pequenas cidades interioranas vive um verdadeiro terror onde a criminalidade impera por todos os lados, em um estado que tem 1 Policial Militar para cada  423 habitante; Conselho de Segurança do Estado está parado.
Na Madrugada desta sexta-feira (28) a cidade de Congo localizada no Cariri Paraibano viveu momentos de terror, as primeiras informações que chegaram a redação do portal tv cariri por volta das 03:20 da manhã informa que homens fortemente armados explodiram Caixas eletrônicos da agencia do banco Bradesco e Agencia dos Correios de uma só vez, segundo relatos dos moradores foram 3 fortes explosões além de muitos tiros.
A ação aconteceu por volta das 03:15 da manhã e ate o momento não se sabe o valor que foi subtraído pelos bandidos, a policia chegou ao local e fez o isolamento da área.
                         Em Breve Mais Informações.
                             Todos os Direitos Reservados; Portal TV Cariri

Réus acusados de matar ex-vereador Déa são condenados a 25 e 22 anos de prisão

COLUNA OLHO VIVO
COLUNA OLHO VIVO
Foi encerrado no início da noite desta quinta-feira, 27 de agosto, o primeiro júri popular envolvendo a morte do ex-vereador de Serra Branca, Geraldo Caetano (Déa). Marcelo Ferreira da Silva e Leandro Teixeira, acusados de ser o autor e o mandante do assassinato respectivamente foram condenados pelo Tribunal do Júri a 25 e 22 anos de prisão.
O júri começou por volta das 9hrs da manhã e durou cerca de 10 horas, se estendendo ao longo de todo o dia com o plenário do Fórum Judiciário de Serra Branca lotado. A tranquilidade e a segurança, entretanto, predominaram durante todo o julgamento, que transcorreu normalmente com seu rito próprio.
A defesa dos réus apresentou uma nova tese, diferente da trabalhada até então durante a fase processual, que foi a de crime passional. Os advogados da banca de Dr. Gildásio Alcântara, Dr. Adelk Dantas e Dr. Luciano Breno, além do advogado Dr. Paulo Mariano defenderam a tese apresentada pelo réu Marcelo Ferreira, que disse ter sido ameaçado pelo ex-vereador após manter um caso amoroso com ele à época.
Os jurados, entretanto, não acreditaram na tese e acabaram por condenar os réus. O juiz Dr. Leonardo Sousa de Paiva impôs ao fim a pena maior de 25 anos para o autor do assassinato, Marcelo Ferreira, e uma pena de 22 anos para seu cunhado, Leandro Teixeira, que foi apontado como o mandante e ajudante no crime. O juiz relatou em sua sentença condenatória que o crime cometido foi o de pistolagem contra o ex-vereador serra-branquense.
O promotor Dr. Uirassu de Melo Medeiros fez uma grande sustentação durante o processo de acusação e ao final comemorou o resultado destacando que justiça foi feita. Ele foi assessorado ainda pelo advogado Dr. Tadeu Licarião. Ambos falaram que o julgamento do terceiro envolvido no crime, José Sandro, deverá ter o mesmo desfecho do primeiro independentemente do tempo e do local em que o júri ocorrer.
José Sandro, acusado de ser o autor intelectual do crime, será julgado entrou com um recurso no Tribunal de Justiça da Paraíba e deverá ser julgado posteriormente. Populares, familiares e amigos do ex-vereador Déa comemoraram muito o resultado. Gritos e até fogos de artifício foram utilizados na entrada dos réus condenados no carro da Secretaria de Administração Penitenciária. (De Olho no Cariri)

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

E TOME FUMO!: Preço do gás de cozinha vai subir 11% na Paraíba


A antiga Rádio Difusora de Monteiro
O preço do gás de cozinha vai ser reajustado em 11% a partir de terça-feira (1º), de acordo com anúncio do Sindicato dos Revendedores de Gás GLP da Paraíba feito nesta quinta-feira (27). Com base na nova tabela, o botijão pesando 13 kg que atualmente é vendido em média a R$ 45,00 passará a custar aproximadamente R$ 50,00.
Ao todo são cerca de nos cerca de 1.300 postos de revenda espalhados pelo estado, sendo que quase 300 pontos estão localizados na grande João Pessoa.
O reajuste é aplicado do mês do dissídio coletivo dos trabalhadores do setor e, segundo o sindicato, reflete o acumulado da inflação nos últimos 12 meses, que é de 9,56%. O balanço dos custos operacionais também inclui despesas com combustíveis gastos com o frete e com energia elétrica.

Acusados de matar vereador em Serra Branca vão a julgamento


A antiga Rádio Difusora de Monteiro
O julgamento de dois acusados de matar o vereador Geraldo Caetano da cidade de Serra Branca, no cariri da Paraíba, acontece nesta quinta-feira (27) no fórum da cidade. As investigações da Polícia Civil apontam que Leandro Gomes Teixeira e Marcelo Ferreira da Silva são responsáveis pela morte do vereador, juntamente José Sandro, outro acusado pela morte, mas que não tem julgamento marcado.
O crime aconteceu no dia 21 de agosto de 2013. A vítima estava no trailer em que trabalhava vendendo lanches. As investigações apontam que um dos acusados, Marcelo Ferreira da Silva, chegou ao local, pediu um lanche e na hora de pagar a conta disparou várias vezes em Geraldo Caetano.
Ainda conforme a Polícia, quem encomendou o assassinato foi José Sandro, ex-sócio da vítima. Com a ajuda do ex-motorista, Leandro Gomes Teixeira, eles contrataram Marcelo Ferreira da Silva, que executou a vítima. A polícia acredita o crime foi motivado pelo rompimento da sociedade entre Geraldo Caetano e José Sandro, que eram donos de uma funerária.
“O empresário José Sandro queria matar Geraldo Caetano e, para isso, pediu a ajuda de Leandro Teixeira, para que ele conseguisse um pistoleiro. O motorista procurou então o Marcelo Ferreira, que é seu ex-cunhado. Dias antes do crime, durante uma reunião, o empresário deu uma pistola calibre 380 para Marcelo fazer o serviço. Após a execução, o pistoleiro pegou o dinheiro e fugiu para Alagoas”, relatou o delegado Rodrigo Monteiro.
A Polícia Civil chegou aos acusados após prender Leandro Gomes Teixeira, em setembro de 2013. Ele contou todos os detalhes do caso. Poucos dias depois, Marcelo Ferreira foi encontrado e preso no estado de Alagoas. Ele confessou o crime e afirmou que recebeu R$ 1 mil de José Sandro para matar o vereador.

CARIRI SEM LEI: Bandidos assaltam agência dos Correios na cidade de Cubati


A antiga Rádio Difusora de Monteiro
Bandidos invadiram e assaltaram a agência dos Correios na cidade de Cubati, no Cariri da Paraíba. A ação dos assaltantes aconteceu nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (26). Ninguém ficou ferido na ação.
Três homens chegaram armados ao local, sendo que dois deles entraram na agência e renderam um guarda e os atendentes e levaram certa quantia em dinheiro enquanto o outro ficou aguardando do lado de fora. Eles teriam fugido em uma moto e outro veículo ainda não identificado.
A quantia levada pelos assaltantes ainda não foi divulgada. A polícia continua em perseguição aos assaltantes, mas nenhum suspeito ainda foi pego.

Obras de transposição em Monteiro estão com atraso, constata deputado


Obras de transposição em Monteiro estão com atraso, constata deputado
O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) fez uma visita às obras do eixo leste da transposição das águas do Rio São Francisco, nesta quarta-feira (26). O tucano visitou os municípios de Monteiro (PB), Sertânia (PE) e Custódia (PE), e constatou que as obras estão em ritmo lento e com cronograma em atraso. Além disso, não há nenhuma preparação para receber as águas. O rio Paraíba, por exemplo, continua recebendo esgotos.
“Como estávamos sem atividade na Assembleia Legislativa, resolvi verificar o andamento das obras para ter argumentos na hora que o Governo Federal vier apresentar datas de entregas da obra. Digo com tristeza que as promessas não serão cumpridas, pois as obras estão paradas. Temos a lamentar, pois essa água seria a nossa redenção”, disse.
De acordo com Tovar, o Governo prometeu entregar as obras até o final de 2016, mas, pelo que verificou com o andamento dos serviços, os prazos, certamente, não devem cumpridos.
Ele falou ainda da situação do açude de Boqueirão que abastece Campina Grande e mais 18 cidades e que chegou a 6% volume total. “O fato é preocupante, pois se o volume não aumentar só teremos água até este ano. Nada foi feito e agora estamos esperando um milagre para não sofrer com o desabastecimento total de toda essa região”, disse, acrescentando que a transposição poderia reverter este quadro.
Outro problema que chamou atenção do parlamentar foi a degradação do Rio Paraíba, que recebe esgotos sem nenhum tipo de tratamento de municípios do Cariri como Monteiro e São Domingos do Cariri. “Só tenho a lamentar que o Governo do Estado pouco fez para receber as águas do rio. Nada foi feito até agora e a água que chegar vai ser contaminada por esgoto”, apontou.
Obras – Orçada em R$ 8,2 bilhões, a obra da transposição deve beneficiar moradores de dos Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O Eixo Leste abastecerá parte do Sertão e as regiões do Agreste de Pernambuco e da Paraíba. Entre 2011 e 2014, período do chamado Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, essa parte do empreendimento recebeu investimentos de R$ 969 milhões e chegou a 67% de execução das obras.
A conclusão da transposição das águas do Rio São Francisco era originalmente esperada para 2010, ainda sob a gestão do ex-presidente Lula. O projeto vai beneficiar 12 milhões de pessoas que sofrem com a seca, em 400 municípios de quatro estados do Nordeste. O canal do Eixo Norte tem 402km e o do Leste, 220km. A última previsão do governo é que as obras seriam entregues em 2016.
Transposição – O projeto da transposição é antigo, foi concebido em 1985 pelo extinto DNOS – Departamento Nacional de Obras e Saneamento, sendo, em 1999, transferido para o Ministério da Integração Nacional e acompanhado por vários ministérios desde então, assim como, pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O corpo de água nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais e, depois de passar por cinco Estados brasileiros em cerca de 2,7 mil km de extensão, deságua no Oceano Atlântico na divisa entre Sergipe e Alagoas.

Homem é assassinado na calçada da casa de sua mãe em Ibimirim

Dois homens em uma matocicleta efetuaram os disparos contra a vítima que veio a óbito no local.
homem assassinado
Um homem identificado como Kleber Alexandre Ferreira, 30 anos, natural de Monteiro/PB, foi assassinado, na noite desta segunda-feira (24), na cidade de Ibimirim, sertão do Moxotó.
A vítima estava sentado na calçada da casa de sua mãe no Bairro Boa viagem, quando um elemento encapuzado, dirigindo um veículo cor de prata, se aproximou e efetuou disparos de arma de fogo, atingindo o seu alvo que teve morte instantânea, e em seguida fugiu tomando rumo ignorado.
Policiais Militares acionados pela Central fizeram o deslocamento até onde aconteceu o homicídio, para fazer o levantamento de informações, realizar incursões, e posteriormente acionar a Policia Civil e o IML.
O corpo da vítima já tinha sido removido para o necrotério do hospital da cidade de Ibimirim.
FONTE: Portal Nayn Neto
homen assa

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

TCE acata recurso de Josedeo Saraiva e afasta multa contra o prefeito de Caraúbas


V Mostra de Teatro e Dança recebe elogios da população de Monteiro
Decisão do TCE-PB – Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, extinguiu multa aplicada contra o prefeito de Caraúbas, Pedro da Silva Neves, devido a irregularidades no Portal da Transparência do Município. A decisão ocorreu durante sessão do último dia 21 de julho.
De acordo com o advogado Josedeo Saraiva (foto), que confeccionou o Recurso, a decisão foi unânime conforme voto do relator.
Contando com vasta experiencia em atuação junto ao Tribunal de Contas, o doutor Josedeo recebeu com naturalidade a decisão, já que a Corte de Contas costuma analisar criteriosamente as defesas e recursos formulados, tendo, na mesma sessão, reduzido a multa que foi aplicada a Prefeita de Zabelê, que era de R$ 3.500,00 e foi reduzida para R$ 700,00.
Em respeito a verdade e do Código de Ética da Advocacia, o Dr. Josedeo Registra, que não houve qualquer ineditismo na decisão, e nem tão pouco que um único município logrou exito em afastar a multa.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Eleições: Ex-prefeita de São Sebastião do Umbuzeiro DR. Fátima poderá disputar as eleições de 2016


As eleições municipais de 2016 tem movimentado o cenário político do cariri em diversas cidades como, por exemplo, no município de São Sebastião do Umbuzeiro. Onde o atual prefeito Chico Neves estar em seu segundo mandato e ainda não lançou o seu pré-candidato para as eleições de 2016. Enquanto isso, o grupo de oposição, acredita na candidatura da ex prefeita do município, Maria De Fátima Fernandes Batista, que governou o município por 8 anos.
Em contato com nossa redação Doutora Fátima disse, que no momento tem se dedicado a vida pessoal e profissional apesar de nunca parar de trabalhar por sua terra, sobre disputar as eleições de 2016 “Ainda acho que é cedo, mas não descarto a possibilidade de disputar o executivo, em breve estarei me reunindo com amigos e correligionários para juntos decidir o que é melhor para São Sebastião do Umbuzeiro” finalizou Doutora Fátima.
OPIPOCO

É SÓ FUMO!: Energia vai ficar 10,79% mais cara para 1,3 milhão de paraibanos


CIDADE SEM LEI: Bandidos não perdoam e furtam som de igreja em Monteiro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um reajuste nas tarifas da Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S.A. – EPB nesta terça-feira (25). O reajuste médio deve ser de 10,79% para os consumidores a ser aplicado já na próxima sexta-feira (28).
No que diz respeito aos consumidores residenciais, a alta média será de 10,51%, já para a indústria (alta tensão em média) a elevação média será de 11,47%.
De acordo com a Aneel, os novos valores serão aplicados em 1,3 milhão de unidades consumidoras na Paraíba. A distribuidora de energia atende 216 dos 223 municípios paraibanos.
Segundo informações da Energisa, o reajuste a ser aplicado será integralmente o aprovado pela Aneel, apesar de a empresa ter a prerrogativa de não repassar ao consumidor o percentual completo.
De acordo com a Energisa, os custos que mais impactaram no reajuste são os que compõem a Parcela A (9,55%), que são relacionados à geração de energia, tais como encargos setoriais e compra de energia. Já os custos relacionados à Parcela B, que dizem respeito à operação e gerenciados pela Energisa Paraíba, contribuíram com 1,24% no reajuste.
O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

CIDADE SEM LEI: Bandidos não perdoam e furtam som de igreja em Monteiro


CIDADE SEM LEI: Bandidos não perdoam e furtam som de igreja em Monteiro
A bandidagem continua mandando e desmandando na região do Cariri paraibano. Neste fim de semana, criminosos invadiram a igreja católica que fica localizada no bairro Alto de São Vicente, na periferia da cidade, e levaram o equipamento de som do local. O crime só foi percebido nesta terça-feira (25).
De acordo com informações, os criminosos aproveitaram que a igreja estava fechada e invadiram o local pelo telhado. A polícia foi acionada e esteve no local.
A polícia está investigando o caso, mas até o momento ninguém foi preso.

A galega tá escondida


Sumé mostra força e fica com sede de escritório regional da Cagepa no Cariri
O advogado Carlos Sérgio de Carvalho, que assumiu nesta segunda-feira (24) a defesa da prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite (PRB), disse em entrevista na madrugada desta terça-feira (25) que a prefeita fugiu num momento de pânico e que pode se apresentar espontaneamente a qualquer momento à Polícia Federal.
A gestora municipal está foragida desde a última quinta-feira (20) quando foi decretada a sua prisão por suspeitas de fraudes em licitações, desvio de dinheiro da merenda escolar e transferências bancárias irregulares.
Segundo o advogado, a decisão de se esconder da polícia não foi premeditada e a prefeita estaria assustada com a repercussão do caso. “Ela é uma jovem de 25 anos e se escondeu em um momento de pânico, sequer sabia exatamente o que estava acontecendo. Teve sorte de não ser localizada até agora”, disse.
Ele considera o caso delicado, porém, acredita que não haja argumentos suficientes para que seja decretada a prisão da prefeita. “Espero que a decisão seja revogada, mesmo porque, ela é absolutamente desnecessária e galgada em elementos produzidos unilateralmente. Esperamos que em pouco tempo os fatos sejam esclarecidos e as responsabilidades de cada um colocadas no seu devido lugar”, explicou Carlos Sergio.
A decisão de se entregara à polícia pode ser tomada a qualquer momento. “A possibilidade de entrega é sempre considerada”, frisou o advogado.
Carlos Sérgio disse ainda que Lidiane Leite estaria “depressiva, doente, ansiosa e sofrendo muito” e que teria consciência da sua responsabilidade.
“A população tem o direito de ser informada de tudo que diz respeito aos recursos públicos, mas os agentes políticos como pessoas humanas também tem o direito de defesa. Afinal, ser gestor não é fácil e todos estão sujeitos a erros, mas de antemão podemos afirmar que ela não se apropriou de nenhum recurso público”, finalizou o advogado Carlos Sérgio de Carvalho.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Empresária Neide de Genuino,faz apelo emocionado após arrastão em festa.


 Depoimento de Neide de Genuino, empresária  que foi assaltada por  bandidos na madrugada de sábado.
 Na íntegra a reportagem com Paulo Viana na "Voz do Cariri"  escute o áudio.
Click no link.
Relembre o caso:
Por volta das três   e dez da madrugada deste domingo(23) ,de cinco a sete homens invadiram o clube casa grande no siítio Serrote. que fica a 2 quilômetros da cidade de Monteiro, onde acontecia uma festa e roubaram dinheiro de todos os participantes do evento e ainda levaram o carro da proprietária da festa um scort, que foi abandonado próximo a cidade de São Sebastião do Umbuzeiro.Um Eco Sport OFY 6538-Monteiro-PB.
As vítimas  entre homens e mulheres foram obrigadas a deitar no chão  e entregar tudo que tinha. Cada uma que entregava era sendo liberada pelos assaltantes. Os participantes ainda estão em pânico narrando às cenas de horror que passaram por vários minutos dentro do recinto nas mãos dos meliantes.
Algumas pessoas tiveram ferimentos porque ficaram deitadas no chão, outras trancadas no banheiro com muitas pessoas e acabaram tendo escoriações.Quem fazia a festa na hora do assalto, era Fábio e Forró Feitiço.
Os bandidos ainda atiraram dentro e fora do recinto.Levaram ainda celulares das vítimas.Há informações que os bandidos seguiram em direção a cidade de Zabelê.Eles fugiram em uma carro HB20 Branco, de placa até agora não identificadas.
A proprietária do clube Neide ficou no banheiro trancada com outros participantes da festa,segurando a porta, mas assim mesmo eles derrubaram a porta, e pedia o tempo todo para a proprietária entregar o dinheiro .
A proprietária do estabelecimento, Neide ,conta que teve todo o seu dinheiro roubado .Só o que estava em seu bolso na hora era em torno de 11 mil reais, fora o apurado do bar, que ela não sabe.Os participantes da festa também perderam dinheiro.Ela declara na entrevista que ele ameaçava todo tempo "estourar os miolos" e que queria mais dinheiro.Todos estavam encapuzados ,só tinham a boca de fora.Neide, conta ainda que o tempo todo eles atiravam ,eram violentos e pelo menos 100 pessoas foram assaltadas.
Eles agiam com violência, levando pessoas de refém para intimidar os demais.Estavam com espingardas 12 e revólveres e em muitos momentos colocavam os canos de revolveres e espingardas na cabeça das pessoas.Pareciam a principio que são bandidos experientes.
A proprietária do clube Neide Genuino faz um apelo comovente a população de Monteiro para ter paciência com as dívidas que ela tem e pede ajuda as pessoas  de Monteiro que ela está precisando muito ouça no link:
A polícia chegou rapidamente ao local depois do fato, mas não conseguir prender ninguém.
Jacquelline Oliveira e Paulo Viana.

Grupos queimam pneus e fecham estradas na Paraíba; Cariri tem protesto


“Para falar comigo não precisa bloquear estrada”, diz Ricardo sobre o MST
Trechos de duas rodovias federais foram interditados por grupos de manifestantes na manhã desta segunda-feira (24) na Paraíba. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os bloqueios acontecem nos quilômetros 38 e 452 da BR-230, em Santa Rita e Sousa, respectivamente, e no quilômetro 108 da BR-101, em Alhandra. Os manifestantes bloquearam a BR 412, entre Monteiro e Sumé.
Segundo a PRF, há cerca de 100 pessoas bloqueando o trecho em Alhandra, enquanto outras 50 teriam ocupado a pista em Santa Rita. Outro grupo de manifestantes teria fechado o trânsito em Sousa. Segundo o órgão, as manifestações são realizadas por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Ainda conforme a PRF, o primeiro trecho a ser bloqueado foi o Alhandra, por volta das 7h. Às 7h40, outro grupo de manifestantes fechou os dois sentidos da rodovia em Santa Rita. Já o protesto em Sousa foi confirmado por volta das 8h40.
Agentes da Polícia Rodoviária Federal foram enviados até os locais para negociar com os manifestantes. Ainda não há previsão de horário para liberação dos trechos.
Pela rede social Twitter, a PRF pediu para que motoristas evitassem passar pelos locais.

OFICIAL - Atendente da Claro tenta enganar cliente e se dá mal

PF faz alerta a quem ajudar prefeita fujona a se esconder


Pré-candidato em Monteiro, Rodolfo Brito tem reunião com Nonato Bandeira
Sem pistas da prefeita de Bom Jardim (MA), Lidiane Leite (PP), de 25 anos – suspeita de desviar dinheiro público da educação no município de 39.049 habitantes localizado a a 275 km de distância da capital maranhense, São Luís –, a Polícia Federal (PF) lançou um alerta nesse fim de semana: quem estiver ajudando a prefeita a se esconder, vai ser tratado como integrante de organização criminosa. “Pelo tempo que ela está desaparecida, é muito provável que ela esteja recebendo o auxílio de outras pessoas. Isso pode causar a essas pessoas que elas sejam incluídas na organização criminosa que se investiga. A população tem ajudado com outras informações, nós estamos montando esse quebra-cabeça, e esperamos ainda esta semana, conseguir a prisão dessa foragida”, diz o superintendente da PF no Maranhão, Alexandre Saraiva.
A vigilância foi reforçada em rodoviárias, aeroportos e rodovias do Estado, além de fazendas de amigos da prefeita, que poderiam servir de refúgio. A prefeita está foragida há quatro dias, desde que foi iniciada a Operação Éden, da PF. A investigação foi iniciada após denúncia do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) e Ministério Público Federal (MPF).
Na quinta-feira (20), foram presos o ex-secretário de Agricultura, Antônio Gomes da Silva, conhecido como “Antônio Cesarino”, e de Assuntos Políticos, Humberto Dantas dos Santos, conhecido como Beto Rocha, ex-namorado da prefeita. Nessa sexta-feira, a PF reforçou a vigilância em aeroportos e rodoviárias do Maranhão a fim de capturar a prefeita. A repercussão nacional do caso acelerou a operação.
Com o sumiço da prefeita, o município vive um impasse: na cidade, o clima é de incerteza. Vereadores estão impedidos de realizar votação para afastar a prefeita do comando da cidade por causa de uma medida cautelar obtida por Lidiane na Justiça. Ela já havia sido afastada três vezes do cargo: na primeira vez, em abril de 2014, pelo prazo de 30 dias após denúncias de improbidade administrativa, retornando ao cargo em 72 horas, depois de obter liminar na Justiça; na segunda, pelo período de 180 dias, em dezembro de 2014, com liminar suspensa pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) em 48 horas; e terceira em maio de 2015, retornando em 72 horas.
Na prefeitura, o expediente é de 8h às 12h, mas poucas pessoas foram encontradas no prédio nessa sexta-feira (21). Somente o secretário de Administração e Finanças, Dal Adler Castro, poderia responder pelo órgão, mas não quis falar com a imprensa.

Professor Gomes capota carro na estrada entre Sumé e Congo


Pré-candidato em Monteiro, Rodolfo Brito tem reunião com Nonato Bandeira
O polêmico Professor Gomes, pré-candidato a prefeito da cidade de Monteiro, não anda com muita sorte nos últimos dias. Neste fim de semana ele capotou seu veículo na estrada entre os municípios de Sumé e Congo. Segundo ele, estava indo vender livros na feira, quando um pneu traseiro estourou e o acidente ocorreu, mas que os danos foram apenas materiais. Deu até para posar na foto, de visual novo e tudo, fazendo até o ‘V da vitória’.

domingo, 23 de agosto de 2015

PREFEITO DE GARANHUNS-PE MANDA DERRUBAR ESTÁTUA DE LULA


Veiculo capota em estrada e deixa duas pessoas feridas em São Sebastião do Umbuzeiro.


No inicio da tarde deste domingo (23), um veiculo Fiat Uno, de cor prata placa de Pesqueira-PE, capotou na estrada de São Sebastião do Umbuzeiro sentido divisa com Pernambuco, próximo ao sitio Salão. O acidente aconteceu por volta das 13h50. O veiculo vinha da Cidade de Monteiro com destino à Nova Petrolândia-PE, com cinco ocupantes todos da mesma família.
O Motorista do veiculo João Jennancy Aquino da Silva que é 3º Sargento da Policia Militar de Pernambuco Lotado em Nova Petrolândia, perdeu a direção do carro após o pneu estourar e capotar. O acidente deixou um total de duas mulheres  feridas uma estado grave e outra com fratura exposta no braço.
As vitimas do acidente foram encaminhados pelo Samu para o Hospital Regional de Monteiro, os outros ocupantes tiveram apenas escoriações leves e passam bem. Este é o terceiro acidente em menos de um mês nessa mesma estrada e por coincidência o quinto no mesmo local que já está se tornando a descida para a morte.
O acidente foi registrado na Delegacia de Policial local pela equipe do 2º Sargento Flávio, Soldado Gilberto e Agente Civil João Bosco.
                                                          Da Redação

Proprietária do Clube Casa Grande faz apelo emocionado após arrastão.

O repórter Paulo Viana da Rádio Cidade entrevista Neide de Genuino, proprietária do clube Casa Grande em Monteiro que foi palco de um arrastão na madrugada...
SOUNDCLOUD.COM|POR HTTTP-JAQUELINEOLIVEIRA

Pânico: Homens fortemente armados e atirando, assaltam casa de Show em Monteiro.

Arrastão: Foi na madrugada deste domingo por volta das 3:00 quando 7 homens chegaram no sitio serrote zona rural de Monteiro fortemente armados e atirando para todos os lados.
A casa de show (Casa Grande) estava cheia para prestigiar o show de Dejinha de Monteiro, segundo relato das vitimas logo após o show do artista os homem chegaram em 2 carros e já foram rendendo os seguranças da festa, quem estava dentro da casa de shows quando ouviu os disparos chegou a pensar que seria uma briga.
Os elementos deram entrada já efetuando disparos e mandando as pessoas se deitarem no chão, alguns se arriscaram a fugir pulando o muro outros se refugiaram no banheiro, a todo o momento as vitimas acreditavam que todos morreriam o pânico se estabeleceu dentro do clube.
Segundo informações das vitimas ficaram 5 homem na porta dando cobertura para os outros realizarem o assalto em massa pegando todos os celulares e dinheiro das pessoas e o apurado do evento.
A todo o momento o grupo muito violento sempre atirando e chutando as pessoas, os que estavam no banheiro antes de sair tinha que entregar os pertences e deitar no chão, com a quantidade de pessoas tiveram que se aglomerar uma em cima das outras, o carro da proprietária da festa foi levado.  
Hoje (23) pela manhã encontraram o carro da proprietária da festa abandonado em São Sebastião do Umbuzeiro.
RELATOS:
Eu só pensava na minha filha e pedia a DEUS para não morrer.
Eu quase morri por que meu relógio não queria sair do braço, a todo o momento era chutado com a arma engatilhada.
Eu deitei no chão e em cima de mm ficaram 5 homens, eu pedia pra eles saírem mais eles disseram que não podia.