operacao_malhas_lei
RETROSPECTIVA 2015: A Região do Cariri Paraibano é composta por municípios que em sua maioria tem menos de 10 mil habitantes, mas mesmo nos menores o uso e o tráfico de entorpecentes tem se tornado uma realidade cada vez mais real e visível.
A equipe de radiojornalismo da Serra Branca FM teve acesso a números oficiais fornecidos pelo 11º Batalhão da PM com sede em Monteiro e constatou que o índice de ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas em 2015 foi três vezes maior que o do ano de 2014.
No ano passado, apenas 10 ocorrências foram registradas em Monteiro, enquanto este ano 34 já foram notificadas. Nós também procuramos a Delegacia Regional e descobrimos um número ainda maior. 70 pessoas foram flagradas comercializando ou usando drogas apenas na maior cidade do Cariri.
De acordo com o delegado regional, Dr. João Joaldo, outro dado que chama atenção das autoridades e deixa todos em alerta é a ligação do tráfico com os homicídios ocorridos na região. Dos 12 assassinatos notificados em Monteiro, 7 são de pessoas que tinha relação direta com o uso de entorpecentes.
As forças de segurança do Cariri realizaram ao longo deste ano várias operações exitosas para reprimir o tráfico. Um dos exemplos foi a Operação Hostibus realizada no último dia 12 de novembro e que envolveu cerca de 100 homens das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. Ao todo, 18 pessoas foram presas e dois adolescentes foram apreendidos.
Além disso, foram recolhidos R$ 16 mil em dinheiro, uma espingarda calibre 12, dois revólveres, um carregador de pistola 380, munições de vários calibres e aproximadamente 300 gramas de maconha, pedras de crack, além de uma balança de precisão. Foram cumpridos ainda três mandados de prisão no Serrotão e dois mandados no PB1. Isso porque essas pessoas estariam dando ordem para matar, traficar e se associar ao tráfico de dentro do Sistema Prisional.
De Olho no Cariri/ Serra Branca FM

Post a Comment