terça-feira, 30 de junho de 2020

Polícia Militar prende acusado de violência doméstica em Zabelê

Por volta das 11h50min da terça-feira (30), a Polícia Militar recebeu um chamado via COPOM (190) sobre uma denúncia de violência doméstica, no sítio logradouro, zona rural do município de Zabelê.
De imediato a guarnição deslocou-se ao endereço informado, onde a vítima de 50 anos de idade, relatou ter sido agredida pelo seu companheiro de 53 anos de idade. O acusado que se encontrava no local e a vítima, foram conduzidos a Delegacia de Polícia Civil de Monteiro.  (OPIPOCO)

Cavalgadas em Congo-PB

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Coisas da minha terra - Sítio Zabelêzinho - Zabelê PB

Cavalgadas em Camalaú-PB

UMA SAUDADE: Paulo (irmão) se vivo faria hoje 73 anos.

Era o dia 29/06/1947 quando nascia no sítio Zabelêzinho, a época município de Monteiro-Pb, hoje Zabelê-Pb,  PAULO BEZERRA NEVES, o quarto filho de Zacarias Bezerra Neves Laura Fernandes de AlmeidaPaulo de Zacarias como era mais conhecido, morou por muito tempo em São Paulo e faleceu na cidade de Acopiara - Ceará em 16/02/2010 aos 62 anos vitima de um câncer de pâncreas que lhe causou falência múltipla de órgãos.

domingo, 28 de junho de 2020

São Sebastião do Umbuzeiro sai da bandeira amarela para a laranja

Doze municípios da Paraíba deverão ampliar as medidas de isolamento social, após nova avaliação realizada pelo Governo da Paraíba. Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que oito municípios passaram da bandeira amarela para a laranja, três cidades perderam a bandeira laranja e agora figuram na bandeira vermelha e o único que possuía a bandeira verde, aparece agora com a bandeira amarela.
As cidades de Baraúna, Matinhas, Santa Cruz, Santo AndréSão João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Redonda e Zabelê saíram da bandeira amarela para laranja. Dona Inês, Fagundes e São Domingos do Cariri saíram da bandeira laranja para vermelha e Cacimbas saiu da bandeira verde para amarela.
Os dados demonstram a necessidade de reforçar ações propostas pelos órgãos de Saúde para evitar uma maior propagação do coronavírus. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Paraíba registra, até o momento, 44.242 casos confirmados da Covid-19 e 896 óbitos.
A avaliação estadual constatou que 136 (61%) municípios possuem bandeira laranja; 79 (35%) bandeira amarela; e oito bandeira vermelha (4%). Nenhum município da Paraíba obteve a bandeira verde.
O que pode funcionar, de acordo com a cor da bandeira
Na prática, municípios sinalizados na bandeira vermelha, a exemplo de Bayeux, Santa Rita, Cruz do Espírito Santo, Barra de São Miguel e São Domingos do Cariri, devem permanecer com restrição para o funcionamento apenas de atividades essenciais, com restrição de locomoção de pessoas.
Já os municípios que estão em bandeira laranja, como: João Pessoa, Conde, Guarabira, Campina Grande, Mari e Patos podem manter os serviços essenciais, porém sem restrição de locomoção. Para os municípios que estão em bandeira amarela será permitido o funcionamento de hotéis, pousadas, comércio, shoppings, e serviços em geral, além de ser permitida a prática de esportes sem contato físico (natação, tênis, corrida).
Nos municípios sinalizados com bandeira laranja e vermelha, podem funcionar atividades essenciais, como agropecuária; cadeia produtiva e atividades acessórias essenciais; bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários e seguradoras; empresas de telecomunicação, comunicação e imprensa; distribuidoras e geradoras energia, atividades de extração, produção, siderúrgica e afins; transporte, armazenagem, empresas de logística, Correios e manutenção de veículos automotores; supermercados e afins; serviços de Saúde; tratamento de água e esgoto e coleta de resíduos; administração pública (observada a adoção regimes home office), além dos já sinalizados com adequações para funcionamento.
Nos municípios com bandeira amarela, funcionam os já autorizados nas bandeiras vermelha e laranja, além de hotéis, pousadas e afins; comércio; shoppings centers; comércio popular (camelôs) e serviços em geral; escolinhas de esporte sem contato físico (natação e tênis, por exemplo).
Todos os segmentos da economia e da sociedade podem retomar suas atividades nos municípios que se encontram na bandeira verde, observando a adoção de protocolos operacionais para funcionamento das diversas atividades, que terão como foco a proteção do indivíduo, que deve passar a viver o ‘novo normal’, fazendo escolhas e evitando o contato entre pessoas; ambientes fechados e confinados e aglomerações, mesmo ao ar livre.
Estão liberados para o funcionamento, em qualquer bandeira, salões de beleza e barbearias, atendendo exclusivamente por agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social; shoppings centers, exclusivamente para entrega de mercadorias por meio de (delivery), inclusive por aplicativos, e como pontos de retirada de mercadorias (drive trhu), vedado, em qualquer caso, o atendimento presencial de clientes dentro das suas dependências; as lojas e estabelecimentos comerciais, exclusivamente para entrega de mercadorias (delivery); missas, cultos e demais cerimônias religiosas poderão ser realizadas online, por meio de sistema de drive-in e nas sedes das igrejas e templos, neste caso com ocupação máxima de 30% da capacidade e observando todas as normas de distanciamento social; hotéis, pousadas e similares, exclusivamente para atendimentos relacionados à pandemia do novo coronavírus; estabelecimentos que trabalham com locação de veículos; e treinamentos de atletas profissionais, observando todas as normas de distanciamento social. (Blog do Didi)

É FAKE: Vídeo que mostra gafanhotos chegando em Monteiro

Um vídeo que circula nas redes sociais mostrando a chegada dos gafanhotos no município de Monteiro no Cariri Paraibano é FAKE.
O autor do vídeo, desmentiu através de um áudio pedindo desculpas à população pela repercussão do vídeo.
De acordo com o relato do autor das imagens, foi apenas uma brincadeira quando passava no centro de Monteiro na praça João Pessoa, gravou um vídeo de centenas de andorinhas voando em bando e enviou no grupo da família, em tom de brincadeira relatando que seria a chegada de gafanhotos. Em poucos momentos alguém que participa do grupo espalhou o vídeo que tomou uma proporção nacional, onde milhares de Monteirenses, espalhados pelo Brasil que passaram a compartilhar o vídeo e ligar para parentes, para confirmar se o fato era verdade.
O autor do vídeo pediu desculpas pela a brincadeira e disse que jamais imaginava que o vídeo iria ganhar uma proporção tão grande.   FOXPB (OPIPOCO)

Cavalgadas de Zabelê PB à São Sebastião do Umbuzeiro-PB

sábado, 27 de junho de 2020

SECRETARIA DE SAÚDE DE ZABELÊ - BOLETIM COVID-19 (27/06/2020)

Neste sábado foi divulgado mais um boletim que expõe o cenário epidemiológico da Covid-19 em Zabelê. Desde o início dos testes até a presente data já foram realizados 89 testes na população local, dentre estes tivemos 01 resultado positivo, o qual está sendo acompanhado pela equipe de Vigilância em Saúde em seu domicílio, sem necessidade de internação.
A Secretaria de Saúde destaca que estão sendo testados todos os pacientes com síndrome gripal, além dos servidores da saúde e da barreira sanitária.
Na oportunidade a equipe de saúde reforça a necessidade da manutenção dos cuidados com a higiene pessoal, o distanciamento social e o uso de máscaras em locais públicos.

Cavalgadas em Prata-PB - (2017)

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Edna Henrique está internada há quase dois meses, após apresentar problemas cardíacos mas trabalhando online

A deputada federal, Edna Henrique (PSDB), 61 anos, está internada há 56 dias, após sentir fortes dores no peito e ser encaminhada para o hospital Antônio Targino, em Campina Grande. A deputada é cardiopata e foi transferida para um hospital em São Paulo, onde fez uma cirurgia para melhorar o funcionamento do marca-passo.
Edna Henrique está bem, mas foi orientada pelos médicos a permanecer internada, em observação, também como forma de precaução por causa da Covid-19, já que passou por uma cirurgia complexa e é do grupo de alto risco.
EM ATIVIDADE PARLAMENTAR
Não se sabe há quanto tempo Edna fez a cirurgia nem há quanto tempo está em São Paulo. O que se sabe é que a deputada continua exercendo a atividade parlamentar mesmo dentro do hospital. Ela tem participado das sessões remotas da Câmara Federal e tem assinado projetos em conjunto com outros colegas de parlamento.  polemicaparaiba (OPIPOCO)

Bolsonaro inaugura obra do Rio São Francisco que irá beneficiar Paraíba

O presidente Jair Bolsonaro inaugurou, na manhã desta sexta-feira (26), um dos trechos da obra de transposição do Rio São Francisco. Em Penaforte (CE), o chefe do Executivo acionou a comporta que permitiu a chegada das águas do Velho Chico ao território cearense.
O trecho inaugurado pelo mandatário faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Com a ação, a água que já abastece o Reservatório Milagres (em Pernambuco) passará pelo Túnel Milagres (na fronteira dos dois estados), começará a encher o Reservatório Jati (no Ceará) e seguirá, por fim, até a Paraíba e Rio Grande do Norte.
“A recomendação desde o início do governo (é) que não deixaríamos nenhuma obra parada. Isso faz parte de um compromisso nosso. A gente fica muito feliz em trazer a água para quem precisa”, comentou Bolsonaro, durante o evento. “Vai ajudar na agricultura e levar água para o cidadão nordestino. É uma novela que está chegando ao fim”, completou o presidente.
Segundo o governo, o Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do país. Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios diferentes serão beneficiadas.
Além do Eixo Norte, há o Eixo Leste. Quando estiver pronto, o canal levará a água do Velho Chico ao Rio Paraíba para abastecer reservatórios em Pernambuco e na Paraíba. (Cariri Ligado)

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Polícia Civil prende em Monteiro estelionatário com atuação interestadual

Um homem que se passava por representante sindical foi preso na terça-feira, 23, pela Polícia Civil da Paraíba, na cidade de Monteiro, Cariri Paraibano.
Segundo o delegado Jorge Luiz, a 14ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (DSPC), deu cumprimento a dois Mandados de Prisão em desfavor de falso sindicalista, que oferecia empregos cobrando das vítimas valores entre R$ 350,00 e R$ 500,00.
 “De acordo com informações compartilhadas pela Polícia Civil do Ceará, ele agia em Fortaleza (CE), onde enganava as vítimas e oferecia empregos inexistentes. Para isso, os interessados depositavam os valores em sua conta para que ele disponibilizasse a pseudo vaga”, esclareceu o delegado Jorge Luiz.
 Através das redes sociais, o suspeito agia em outra frente, lesando os consumidores virtuais com a comercialização de roupas íntimas femininas. Nesse caso, ele obtinha a quantia pecuniária correspondente à venda, mas não entregava o produto ao comprador.
 “A prisão ocorreu por policiais civis na cidade de Monteiro e o preso foi encaminhado para a cadeia Local, onde aguardará determinação da Jusitça para ser encaminhado para o estado do Ceará”, concluiu.
OPIPOCO

STF proíbe estados e prefeituras de reduzir salário de servidores

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (24), por maioria de votos, proibir a redução de jornada e de salário de servidores por estados e municípios quando os gastos com pessoal ultrapassarem o teto de 60% da Receita Corrente Líquida (RCL). O limite é previsto em lei.
A redução salarial temporária está prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), mas está suspensa desde 2002 pelo próprio Supremo pela possibilidade de ferir a Constituição. Nesta semana, a Corte retomou a análise de ações que questionavam diversos dispositivos da lei.
Os ministros entenderam que a redução temporária de carga horária e de salários fere o princípio constitucional de irredutibilidade, contrariando a demanda de estados e municípios que ultrapassam o limite legal.
A maioria dos ministros seguiu o voto de Edson Fachin, que divergiu do relator, Alexandre de Moraes. O julgamento foi retomado com o voto do ministro Celso de Mello, que também acompanhou o relator.
Para Moraes, a redução salarial conforme a LRF é uma “fórmula temporária” para garantir que o trabalhador não perca definitivamente o cargo.
“A temporariedade da medida e a finalidade maior de preservação do cargo estão a meu ver em absoluta consonância com o princípio da razoabilidade e da eficiência”, afirmou o relator.
Fachin, contudo, entendeu que não se pode flexibilizar a previsão da Constituição somente para gerar efeitos menos danosos ao governante, que também tem a possibilidade de demitir servidores estáveis se não conseguir cumprir o teto previsto em lei.
Votaram nesse sentido Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello.
Quando o comprometimento de gasto com pessoal atinge 54% da receita corrente líquida, o estado já está em limite de alerta – e deveria tomar medidas para conter o crescimento dessa despesa. (Cariri Ligado)

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Foragido do PB1, acusado de homicídios e roubo é recapturado pela polícia em cidade do Cariri

Um homem de 31 anos que estava foragido da Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes, a PB1, foi recapturado pela Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (24) numa residência, na zona rural de Boa Vista, no Cariri paraibano.
Contra Gerson Ferreira, conhecido como ‘Gerson Bagaceira’, haviam cinco mandados de prisão em aberto, por homicídios e roubo, sendo um dos criminosos mais procurados da região.
A operação que resultou na prisão de Gerson foi realizada por policiais do 2º Batalhão de Polícia Militar nas proximidades do povoado do Arruda. Após diligências, os militares chegaram a uma residência em Boa Vista, apontada como o esconderijo do criminoso.
No local, foi encontrado uma espingarda, que foi apreendida e encaminhada junto com o foragido para a Central de Polícia.
Com Blog Márcio Rangel

Vereador monteirense sofre acidente na PB-264

O vereador Sebastião Nunes, (Bião) que conduzia um carro modelo Prisma, perdeu o controle do veículo e saiu da pista na PB-264, na noite de quarta-feira (23), no município de Monteiro, no Cariri.
De acordo com informações, o parlamentar perdeu o controle do veículo quando tentou desviar de um buraco, e acabou saindo da pista, mas houve apenas danos materiais, e o vereador passa bem. (Cariri Ligado)

TSE rejeita ação contra Bolsonaro por instalação de outdoors durante eleições

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou, nesta terça-feira (23), uma ação eleitoral que poderia levar à cassação de Jair Bolsonaro e de Hamilton Mourão por crimes eleitorais.
Por unanimidade, a corte recusou a representação em que o PT acusa a chapa eleita nas eleições de 2018 por abuso de poder econômico devido à instalação de dezenas de outdoors em ao menos 33 cidades de 13 estados.
A procuradoria-geral Eleitoral indicou que foram, na verdade, 195 outdoors em 25 unidades da Federação. Mas o órgão também se manifestou contra a ação por entender que não ficou comprovado o envolvimento da chapa de Bolsonaro nos atos.
O relator do caso, ministro Og Fernandes, afirmou que o autor da ação não comprovou elementos suficientes para conclusão de que houve interferência na normalidade das eleições.
“Não é possível afirmar que a instalação de outdoors em alguns municípios de alguns estados tenha revelado gravidade suficiente a ponto de provocar um desequilíbrio na eleição presidencial de 2018, cuja abrangência dizia respeito a 27 unidades da Federação, com 5.570 municípios”, disse.
O ministro Edson Fachin ressaltou que não há indícios suficientes para cassar o mandato de Bolsonaro.
“A questão central diz respeito precisamente à ausência de prova suficiente para evidenciar gravidade que afete o equilíbrio do processo eleitoral no país”, destacou.
O ministro Luís Felipe Salomão seguiu a mesma linha e disse que não ficou comprovado a existência de ação coordenada do candidato para custear a exposição das peças publicitárias.
“O valor total despedindo nos outdoors gravita em torno 5,64% do gasto de Jair Bolsonaro. Se considerado o limite gasto presidencial, o material publicitário se referia 0,13% do total de gastos. Ante o exposto, acompanho o eminente relator e voto pela improcedência”, salientou.
O PT havia alegado abuso de poder econômico porque Bolsonaro ganhou reforço financeiro que não estava previsto nos gastos da campanha.
Além disso, havia sustentado que a Lei das Eleições veda a propaganda eleitoral feita em outdoors.
O partido ressaltou ainda que a “a uniformidade das peças publicitárias” revela “a existência de uma ação orquestrada, a escapar da singela manifestação de apoiadores desavisados”. (Cariri Ligado)

Senado aprova texto-base da PEC que adia eleições municipais deste ano para novembro

O Senado aprovou nesta terça-feira (23), em primeiro turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que adia as eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. O texto, votado em sessão remota, foi aprovado por 67 votos a 8 (duas abstenções).
Pelo calendário eleitoral, o primeiro turno está marcado para 4 de outubro, e o segundo, para 25 de outubro. A PEC em votação no Senado adia o primeiro turno para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro.
Os senadores ainda precisam votar os destaques (propostas de mudança na redação) para concluir a votação da PEC em primeiro turno. Esta etapa não havia sido finalizada até a última atualização desta reportagem. Por se tratar de emenda constitucional, o texto ainda precisa ser submetido ao segundo turno de votação, o que deve acontecer ainda nesta terça. Se aprovada em segundo turno, a PEC seguirá para a Câmara dos Deputados.
O adiamento das eleições tem sido discutido pelo Congresso Nacional, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e por especialistas nos últimos meses. (Cariri Ligado

Valdir Teles e Ivanildo Vilanova em Teixeira-PB (Set 2011)

Muito bom recordar esses festivais.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Secretaria de Saúde de Zabelê - Boletim Covid-19 (22/06/2020)

Polícia Militar descobre plantação de maconha em Monteiro

Depois de uma denúncia, policiais militares do 11º Batalhão apreenderam três baldes com o plantio de pés de maconha, em um terreno baldio na Vila Lafayete, na cidade de Monteiro, nesta segunda-feira (22), por volta das 09h57min.
A informação descrevia que pessoas estavam fazendo o cultivo ilícito. Os policiais ainda fizeram buscas nas imediações do terreno, porém nenhum suspeito foi encontrado, a droga apreendida foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Monteiro.
Serviço
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga. (Cariri Ligado)

Prefeitura de Zabelê distribui sopa com a comunidade carente do município

A Prefeitura Municipal de Zabelê dá continuidade a um importante projeto social principalmente neste período de pandemia, onde o poder aquisitivo das pessoas mais carentes tem diminuído ainda mais.
Trata-se do Sopão Solidário, que é distribuído todas as terças e quintas feiras, com a coordenação da secretaria de assistência social, através do CRAS.

A entrega acontece de 15 às 16 horas, e a equipe frisa que não está havendo prorrogação, por isso é importante que o horário seja cumprido para que todos os beneficiários possam ser bem atendidos. (Cariri Ligado)

Acidente de trânsito envolvendo duas motos na BR-412 em Monteiro,deixa criança em coma

Por volta das 18h35min do domingo (21), a Polícia Militar foi solicitada pela equipe do SAMU, para prestar apoio em um acidente ocorrido na BR-412, km 143, na entrada da cidade de Monteiro, nas proximidades do clube Portal do Cariri.
O acidente de trânsito envolveu duas motocicletas Bros, uma criança de 09 anos foi transferida em coma, para o hospital de trauma de Campina Grande, o pai da criança que conduzia uma das motos também foi transferido. O outro conduto de 47 anos de idade, que apresentava sintomas de embriaguez, sofreu escoriações e foi atendido no Hospital Regional de Monteiro, o suposto acusado recebeu alta hospitalar e foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil de Monteiro pela Polícia Rodoviária Federal. (OPIPOCO)

domingo, 21 de junho de 2020

Dupla é presa com armamento de guerra durante inspeção da PRF no Cariri

Duas pessoas foram presas com armamento de guerra na madrugada deste domingo (21) na cidade de Boa Vista, no Cariri paraibano. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a dupla estava com um fuzil, uma carabina, munições e coletes balísticos que são usados em ações de guerra.
As prisões e apreensões aconteceram em uma barreira montada na BR-412, durante a Operação Tamoio II, que visa o combate ao crime nas rodovias federais. Um carro com destino a Campina Grande foi parado pelos policiais e o motorista, de 27 anos, desceu assustado.
Enquanto os policiais faziam a abordagem ao primeiro carro, viram que um outro veículo, que seguia atrás do primeiro, parou ao avistar a abordagem e jogou algo para fora do carro. Os policiais foram até o veículo e mandaram o motorista, um homem de 35 anos, parar na barreira.
Segundo a PRF, após abordagem e investigação, os policiais descobriram que os dois carros seguiam viagem juntos. A equipe procurou o objeto jogado pelo motorista do segundo carro e descobriu que se tratava de um fuzil calibre 7,62 milímetros. Após localizar a arma, os homens foram presos em flagrante e os policiais fizeram uma busca nos dois carros.
No primeiro veículo, a polícia diz que havia indícios de que o painel do carro havia sido retirado. Escondido por trás do painel, estava uma carabina calibre 5,56 mm, cinco carregadores, 71 munições e os dois coletes balísticos.
Ainda de acordo com a PRF, a dupla não tem antecedentes criminais. Os dois são paraibanos e informaram aos policiais que pegaram as armas em Monteiro e que iriam levar para Campina Grande. Eles não souberam explicar quem receberia o material e que foram contratados apenas para entregar os produtos.
A dupla foi detida e levada para a sede da Polícia Federal em Campina Grande, onde foram autuados pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
As armas apreendidas, segundo a PRF, possuem alto poder de letalidade. O fuzil tem o uso não recomendado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para ações de guerra em virtude dos graves danos que podem ser causados. Já a carabina é o armamento recomendado pela Otan para conflitos armados. (Cariri Ligado)

Live com Laerte Lins

sábado, 20 de junho de 2020

Polícia Militar prende homem e apreende várias armas de fogo no Cariri

Por volta das 09h50min desta sexta-feira (19), policias do 11º Batalhão receberam uma denúncia informando que em um bar localizado no bairro Carro Quebrado, em Sumé, havia algumas pessoas que estavam comercializando armas.
Os policias ao chegarem no local, foram recebidos pela proprietária. Durante as buscas no bar, foram encontrados diversos artefatos de recarga de arma de fogo dentro de uma geladeira.
A proprietária do bar disse que o material pertencia ao seu marido. Ainda forma encontradas uma Espingarda cal.32 Rossi, uma Espingarda cal. 36, uma Espingarda cal.32, uma Espingarda cal.28, uma Espingarda “soca-soca”, três Carabinas de Pressão, 309 Munições de diversos calibres e 03 Bisacos com artefatos para recarga.
Durante a diligência, o dono do bar chegou no local e confirmou ser o proprietário das armas e munições. Diante dos fatos, o acusado foi conduzido juntamente com as apreensões para a Delegacia de Polícia Civil de Monteiro. (Com Hora1PB) (Cariri Ligado)

sexta-feira, 19 de junho de 2020

João Furiba e suas presepadas 2

Zabelê: Secretaria Municipal de Saúde - Boletim Informativo - COVID-19 (19/06)

A Secretaria de Saúde de Zabelê, através da Vigilância em Saúde divulgou mais um boletim com o número de notificações de Covid-19 no município.
Até a presente data já foram realizados 74 testes rápidos, dentre estes estão contabilizados os profissionais de saúde municipais, que mesmo assintomáticos foram testados para garantir que não estão contaminados durante o trabalho, primando pela segurança deles e dos pacientes por eles assistidos.
Reforçamos a necessidade da manutenção dos hábitos de higiene, do distanciamento social e do uso de máscara em locais públicos, como medidas fundamentais no controle de transmissão do novo Coronavírus.
Zabelê Continuando no Rumo Certo ✌🏻

quinta-feira, 18 de junho de 2020

João Furiba e suas Presepadas

COMUNICADO!!! Prefeitura Municipal de Zabelê

Polícia Militar apreende armas durante operação na cidade do Congo-PB

Polícia Militar apreendeu dez armas de fogo em ação realizada na quarta-feira (17), no sítio Salinas no município do Congo-PB.
de acordo com boletim policial, por volta 15h30min, policiais do 11º Batalhão receberam uma denúncia de que em um bar na zona rural da cidade do Congo-PB, estaria com uma grande aglomeração de pessoas sem mascaras de prevenção e em desacordo com as medidas de prevenção.
Os policias ao chegarem no local (bar), foram conversar com a proprietária de 32 anos de idade, sobre as medidas de prevenção, quando avistaram dentro de sua residência, uma espingarda. A proprietária autorizou a entrada dos policiais que acharam mais três armas de fogo em um quarto. Perguntado se havia mais armas, a mesma disse que seu sogro tinha outras armas em uma casa em frente ao bar. Os policiais ao se deslocarem até o local mencionado, viram um homem saindo correndo pelos fundos da residência carregando três espingardas, o mesmo foi detido e mais outras três espingardas foram encontradas dentro da casa.
Um total de dez armas de fogo foram apreendidas e os dois acusados foram levados para a Delegacia de Polícia, em Monteiro.   (OPIPOCO)

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Polícia Militar realiza operações qualificadas de trânsito no Cariri

Esse trabalho de prevenção, desenvolvido pela Polícia Militar, está sendo intensificado na região do cariri com o fito de coibir crimes nos municípios e tirar de circulação armas, drogas, criminosos, veículos roubados e motoristas dirigindo sobre efeito de álcool.
Em Prata na terça-feira (16), por volta das 22h06min, durante a operação policial, foram abordados dois condutores, um de 20 anos de idade que estava conduzindo uma moto Honda CG 125 e outro condutor de 26 anos de idade que estava conduzindo uma moto Honda XRE 300, ambos não possuíam carteira de Habilitação, bem como não portavam e nem possuíam documentação das motos, as mesmas estavam com diversas irregularidades e foram encaminhadas a 7ª CIRETRAN.
Em Serra Branca na terça-feira (16), por volta das 16h40min, a guarnição abordou um homem de 45 anos de idade, o qual conduzia uma motocicleta Honda CG 125, sem portar documentação exigida pelo CONTRAN, sem capacete de segurança e a moto além de não possuir documentação, estava apresentando diversas irregularidades e por volta das 21h37min foram abordados dois condutores, em uma moto CG 150 e o outro em uma moto CG 125, ambos não estavam portando e nem possuíam documentação das motos, bem como também foi identificadas diversas irregularidades nos veículos. Todas as motocicletas foram encaminhadas a 7ª CIRETRAN.
Em Camalaú na terça-feira (16), por volta das 22h00min, foi registrado um acidente de trânsito, onde um um carro Ford Ka conduzido pelo funcionário dos correios, bateu na lateral de um caminhão que tentou manobrar para entrar em uma estrada vicinal. o condutor do Ford Ka foi socorrida por uma equipe de saúde de Camalaú até a cidade de Sumé e posteriormente o mesmo foi encaminhado para Hospital do Trauma em Campina Grande com o estado de saúde estável. (OPIPOCO)

Seis suspeitos morrem e outros são presos em tentativa de assalto a bancos, em Areia, PB

Seis suspeitos morreram em uma tentativa de assalto a duas agências bancárias na madrugada desta quarta-feira (17), na cidade de Areia, no Brejo paraibano. De acordo com a Polícia Militar (PM), armas de grosso calibre, munições e os veículos usados pelo grupo também foram apreendidos na ação. Dois dos suspeitos morreram em um hospital da cidade. Um outro suspeito foi socorrido sob custódia para o Hospital de Trauma de Campina Grande e outro foi encaminhado para a sede da Polícia Federal.
Ainda segundo a PM, os suspeitos estavam em uma caminhonete e uma moto. Eles haviam espalhado grampos ao redor da cidade e teriam derrubado árvores por onde passaram, para impedir o acesso da polícia. O município foi cercado e, por volta das 3h, foi iniciada uma intensa troca de tiros com o grupo.
Na troca de tiros, quatro suspeitos morreram, dois ficaram gravemente feridos, já outros dois foram baleados e não correm risco de vida. A ação contou com aproximadamente 40 policiais. Os suspeitos que foram detidos permanecem na cidade de Areia até o encerramento dos protocolos de segurança. (G1PB)

terça-feira, 16 de junho de 2020

Presidente Bolsonaro sanciona lei sobre corte de água e energia elétrica

A iniciativa, que entrou em vigor nesta terça-feira (16), foi aprovada pelo Poder Legislativo no final de março e publicada a sua sanção no “Diário Oficial da União”. Ela impede o corte de sexta a domingo e na véspera e durante feriados.
A medida obriga ainda o consumidor a ser comunicado previamente sobre o desligamento e proíbe as empresas fornecedoras de cobrarem o serviço de religamento quando não houver comunicação prévia do corte.
A obrigatoriedade de comunicação prévia, especialmente quando se fala de energia elétrica, já era prevista por regulamentações administrativas, mas não era contemplado na legislação.
Com a sanção, o dispositivo foi incluído na lei que trata dos direitos dos usuários de serviços públicos prestados pela administração pública.
Pela lei, a concessionária pública deverá informar a partir de que dia o corte será feito e isso só poderá ocorrer em horário comercial.
Nos casos em que o consumidor não for notificado antes, não precisará pagar taxa de religação dos serviços. (Cariri em Ação)

Secretaria de Saúde de Zabelê - Boletim diário 16/06

Jonas Bezerra e Valdir Teles - Desafio (Você vive dizendo que é valente)

segunda-feira, 15 de junho de 2020

O Café que Mãe Fazia - Moacir Laurentino e Sebastião da Silva

Militares engrossam o tom com ministro: “Ninguém ingressa nas Forças Armadas por apadrinhamento”

Ao Sr. José Celso de Mello Filho

Ninguém ingressa nas Forças Armadas por apadrinhamento. 
Nenhum Militar galga todos os postos da carreira, porque fez uso de um palavreado enfadonho, supérfluo, verboso, ardiloso, como um bolodório de doutor de faculdade.
Nenhum Militar recorre à subjetividade, ao enunciar ao subordinado a missão que lhe cabe executar, se necessário for, com o sacrifício da própria vida.
Nenhum Militar deixa de fazer do seu corpo uma trincheira em defesa da Pátria e da Bandeira.
Nenhum Militar é comissionado para cumprir missão importante, se não estiver preparado para levá-la a bom termo.
Nenhum Militar tergiversa, nem se omite, nem atinge o generalato e, nele, o posto mais elevado, se não merecer o reconhecimento dos seus chefes, o respeito dos seus pares e a admiração dos seus subordinados.
E, principalmente, nenhum Militar, quando lhe é exigido decidir matéria relevante, o faz de tal modo que mereça ser chamado, por quem o indicou, de general de merda.
Rio de janeiro, 13 de junho de 2020      (Diario do Brasil)
Lúcio Wandeck de Brito Gomes, Coronel da Aeronáutica;
Luís Mauro Ferreira Gomes, Coronel da Aeronáutica;
Luiz Sérgio de Azevedo Ferreira, Coronel da Aeronáutica;
Antoniolavo Brion, Professor;
Rodolfo Tavares, Presidente da FAERJ;
Alfredo Severo Luzardo, Coronel da Aeronáutica;
Napoleão Antonio Muños de Freitas, Coronel da Aeronáutica;
Airton Francisco Campos Tirado, Coronel do Exército;
Paulo Marcos Lustoza, Capitão de Mar e Guerra;
Marcos Coimbra, Economista;
Luiz Felipe Schittini, Tenente-Coronel PMERJ;
Mauro Roberto Granha de Oliveira, Engenheiro Civil;
Samuel Schneider Netto, Coronel da Aeronáutica;
Manoel Carlos Pereira, Major-Brigadeiro;
Paulo Frederico Soriano Dobbin, Vice-Almirante;
José Mauro Rosa Lima, Coronel da Aeronáutica;
Sílvio Potengy, Coronel da Aeronáutica;
Oswaldo Fagundes do Nascimento Filho, Capitão de Mar e Guerra;
Marcos Henrique Camillo Côrtes, Embaixador;
Aileda de Mattos Oliveira, Professora Doutora em Língua Portuguesa;
Hartman Rudi Gohn, Coronel da Aeronáutica;
Carlos José Pöllhuber, Coronel da Aeronáutica;
Reinaldo Peixe Lima, Coronel da Aeronáutica;
Walmir Campello, Capitão de Mar e Guerra;
Sérgio Tasso Vasquez de Aquino, Vice-Almirante;
Wilson Luíz Ribeiro, Coronel da Aeronáutica;
Justino Souza Júnior, Coronel da Aeronáutica;
Luiz Carlos de Almeida Ribeiro, Capitão de Mar e Guerra;
Sonia Maria Soares Almeida, Professora Ensino Superior;
Bertucio Gomes dos Santos, Coronel da Aeronáutica;
Marco Aurélio Erthal, Coronel da Aeronáutica;
Carlos Aureliano Motta de Souza, Coronel da Aeronáutica;
Fernando Almeida, Capitão de Mar e Guerra Reformado;
Herman Glanz, Engenheiro;
Celso Tavares, Coronel da Aeronáutica;
Henrique Rodrigues Vieira Filho, Coronel da Aeronáutica;
Hamilton Leda, Funcionário do Ministério de Ciência e Tecnologia;
Augusto Borborema, Médico;
Ney Martins de Lima, Engenheiro Civil;
Luiz Thomaz Carrilho Teixeira Gomes, Brigadeiro;
Aldo Langbeck Canavarro, Capitão de Mar e Guerra;
Acácio Moraes Garcia, Procurador Federal e Professor;
Antonio Luiz de Souza e Mello, Engenheiro Civil – Petrobrás;
Rui Murat dos Reis, Tenente-Coronel da Aeronáutica;
Sérgio Pedro Bambini, Tenente-Brigadeiro;
Jorge Ruiz Gomes, Tenente-Coronel da Aeronáutica;
Carlos Casado Lima, Coronel da Aeronáutica;
Sergio Chouin Varejão, Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho;
José Siqueira Silva, General de Brigada;
José Carlos Lusitano, Contra-Almirante;
Loretta de Queiroz Baltar, Fisioterapeuta;
Henrique Aronovich, Coronel da Aeronáutica;
Renato Tristão de Menezes, Coronel da Aeronáutica;
Sérgio Pedro D’Angelo, Tenente-Coronel da Aeronáutica;
Carlos Arthur Doherty Lassance, Contra-Almirante;
Paulo Sobreira da Silva, Brigadeiro;
Berilo de Lucena Cavalcante, Coronel da Aeronáutica;
Helio Gonçalves, Brigadeiro;
João Carlos Gonçalves de Sousa, Coronel da Aeronáutica;
Alberto Siaudzionis, Coronel da Aeronáutica;
Luiz Carlos Baginski Filho, Brigadeiro;
Frederico de Queiroz Veiga, Major-Brigadeiro;
Italo Regis Pinto, Brigadeiro;
Guilherme Sarmento Sperry, Brigadeiro;
Lúcio Valle Barroso, Coronel da Aeronáutica;
Nélson Zagaglia, Coronel da Aeronáutica;
Ivan Américo Gonçalves, Capitão do Exército;
José Lindenberg Câmara, Capitão de Mar e Guerra;
Mari de Souza Gomes, Funcionária do Itamaraty;
Paulo José Pinto, Coronel da Aeronáutica;
Mauro da Silva Amorim, Coronel da Aeronáutica;
Helius Ferreira Araújo, Major da Aeronáutica;
Carlos Claudio Miguez Suarez, Coronel do Exército;
Paulo Filgueiras Tavares, Coronel do Exército;
Jonas Alves Corrêa, Coronel da Aeronáutica;
João Carlos Fernandes Cardoso, Brigadeiro;
Carlos Rogerio Couro Baptista, Advogado;
Domingos Miguel Antônio Gazzineo, General de Exército;
Kleber Luciano de Assis, Almirante de Esquadra;
Paulo Roberto de Freitas Mariano, Engenheiro Mecânico;
Aparecida Cléia Gerin, Professora;
Afrânio Ferreira Bressan, Economista;
Jaime Rodrigues Sanchez, Major-Brigadeiro;
José Carlos Ferraz, Economista;
Sylvio Rubens Naccaratto Junior, Coronel da Aeronáutica;
Helio Imbrosio de Oliveira, Coronel da Aeronáutica;
Miguel José Neves dos Santos, Coronal da Aeronáutica,
Edson Campos Reis, Coronel da Aeronáutica;
Luiz Eduardo de Oliveira Figueiredo, Funcionário do BNDES, Aposentado;
Ernesto Caruso, Coronel do Exército;
Benone Augusto de Paiva, Aposentado;
Manoel Soriano Neto, Coronel do Exército;
Marco Felício, General de Brigada;
Maria da Conceição Oliveira Campos, Advogada, ex-professora da PUC MG;
Sérgio Pinto Monteiro, Tenente do Exército R2, Historiador;
Gustavo Henrique Albrecht, Major da Aeronáutica;
Leci Oliveira Peres, Brigadeiro;
Brival Bello de Souza, Coronel da Aeronáutica;
Wandimyr Fajardo Gasparello, Professor Universitário;
Alcyone Samico, Advogado;
Elson José Apecuitá, Capitão de Mar e Guerra;
João Cherem Júnior, Capitão de Mar e Guerra;
Eduardo Taquece Moura, Capitão de Mar e Guerra;
Manoel Rodrigues de Amaral, Capitão de Mar e Guerra;
José Batista Pereira, Coronel do Exército;
Luiz Roberto Brandão Pires, Empresário;
José Miguel Neves dos Santos, Coronel da Aeronáutica;
Rubens Morgado Villa Real, Engenheiro Eletricista;
Hamilton do Rosário Werneck, Auditor Fiscal.