Dos 124 açudes monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) na Paraíba, 48 estão com capacidade armazenada superior a 20% do volume total, 37 estão com menos de 20% e 39 com menos de 5%. Uma reunião nesta quarta-feira (20) deve debater a situação hídrica da Paraíba, com a participação da Agência Nacional das Águas, parlamentares, Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) e de autoridades do governo do Estado.
Durante a reunião, a Aesa apresenta a situação hídrica da Paraíba e as ações desenvolvidas pelo governo do Estado para minimizar os efeitos da estiagem. Já a Cagepa traz a situação atual do esgotamento sanitário das cidades localizadas na bacia hidrográfica do rio Paraíba.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba vai discutir a situação do açude Epitácio Pessoa com a Agência Nacional das Águas (ANA) e deputados da Frente Parlamentar da Água da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (20). O encontro, organizado pelo governo do Estado, é realizado às 9h desta quarta (20), no Colégio Estadual da Prata, em Campina Grande.
“Nos últimos quatro anos, não tem chovido o suficiente para que sejam feitas recargas significativas nos nossos reservatórios. As chuvas são irregulares e muitas vezes abaixo da média histórica. Daí o açude Boqueirão ter chegado a esta situação preocupante, assim como é em vários reservatórios do Nordeste”, ressaltou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.
O açude Epitácio Pessoa está localizado na cidade de Boqueirão, abastece Campina Grande e 20 municípios vizinhos e está 19,1% da capacidade máxima. O reservatório tem capacidade para mais de 411 milhões de metros cúbicos e atualmente está com 80 milhões de metros cúbicos. Ele faz parte da bacia hidrográfica do rio Paraíba, a segunda maior do estado.
                                                                                                                        Portal Correio

Post a Comment