Pior que o Apagão de energia elétrica é o Apagão Cultural que estamos vivendo em nosso chão caboclo. Nunca a cultura foi tão maltratada, Pisoteada, Humilhada. Nunca se viu tanto desprezo aos artistas, tanto ódio as artes. 
 O Extermínio da Cultura se deu logo no início com o fechamento das escolas de artes:  Sanfona , dança, Teatro, Violão, bateria.  Em seguida o Genocídio artístico prosseguiu  com o Apagão da Praça dos poemas e da Estação das Letras . E Avançou acabando com eventos tradicionais como o Festival de Cantadores Repentistas de Sertânia, a Semana Estudantil de Artes e agora chega ao teatro , quando não dá as mínimas condições para que a Paixão do Sertão fosse encenada de forma digna. Um belo presente de grego justamente no que deveria ser a festa de vinte anos do espetáculo.
 O que mais entristece é ver " esse silêncio todo que atordoa" de quem deveria se pronunciar, se manifestar defendo a cultura e se solidarizar com os artistas. Os que antes, tão linguarudos e falastrões, hoje preferem beber o cálice de vinho do palácio ( achando que tem prestigio ) que na verdade é um CALA - SE , em troca de esmolas e migalhas (para alimentar egos famintos,) que caem do banquete do poder pra debaixo da mesa onde aguardam. 
 Aqui apresento minha humilde e fraterna solidariedade a todos que fazem o espetáculo Paixão de Sertão, da qual foi um dos fundadores e o autor da adaptação do texto. Dizer que também estou triste e indignado como vocês, qua a dor de vocês também é a minha dor. Que vocês não estão sós. Dizer que tudo passa e o amanhã será melhor.   Em nome da Associação Cultural de Sertânia ACORDES, da SAPECAS, Sociedade dos Poetas Escritores Compositores de Sertânia , do Jornal de poesia Cabeça de Rato queremos manifestar nossa indignação para com este fato e  expressar o nosso apoio a todos vocês.
 Vivemos tempos sombrios no Brasil e no mundo.  O Roteiro de Golpe no Brasil se pauta na criminalização da cultura, inclusive tentando ressuscitar a censura. Isso que estamos vendo aqui também é influência do golpe, o ataque a cultura e o massacre aos artistas. Os anos de chumbo voltaram também por aqui . Um reflexo disso é que como o chumbo é cinza ," pintaram tudo de cinza. .."" Tempos cinzentos. A arte faz pensar e leva as pessoas a ter um senso crítico reflexivo. É tudo o que um governante autoritário ojeriza. E como apoiou o golpe , segue a risca o rumo do golpe em buscar destruir as artes e os incentivos culturais.  Precisamos unir os artistas e movimentos culturais. Para nós fortalecer e caminharmos juntos e fortes para não permitirmos mais retrocessos como o atual e construir uma política pública de Cultura libertária.
 Josessandro Andrade é professor da rede de ensino estadual, vencedor do prêmio nacional de literatura -Viva Leitura, poeta e membro criador da Sapecas - Sociedade dos artistas e poetas de Sertânia  (Tribuna do Moxotó)

Post a Comment