Devido as constantes chuvas nos últimos meses, observamos um aumento dos casos de dengue em nosso município.

Preocupados com a nossa população a Secretaria municipal de Saúde elaborou um plano de ação imediato envolvendo as Secretarias de Educação e Assistência Social.

Um dos focos foi a educação em saúde através da entrega de panfletos e atividades participativas, as quais os alunos da rede municipal desenvolveram os trabalhos de suas próprias casas, orientados pelos professores, como vem acontecendo devido a pandemia. Ainda no combate as lavas do Aedes Aegypti, foi feito um mutirão com os profissionais da saúde em vários pontos da cidade, eliminando criadouros, entregando peixes e dando orientações gerais. Para combater os mosquitos na fase adulta houve a utilização do carro fumacê passando três vezes por semana, durante 15 dias.

Desse modo o objetivo era eliminar a doença de maneira rápida e estratégica, iniciando na fase laval do Aedes Aegypti até os mosquitos na fase adulta, o que pôde ser constatado através da redução das notificações dos casos suspeitos e confirmados.

Para continuarmos livres desse vetor contamos com a colaboração de toda população em não deixar água parada descoberta, eliminar possíveis criadouros, bem como ficar atento ao entorno de suas residências.

Não vamos deixar esse inimigo voltar!

Post a Comment