Morreu  na manhã  desta quinta  feira,18, aos  75 anos  , em Santa Cruz do Capibaribe –PE,  o Cearense  de Vila de Feiticeiro, município de Jaguaribe-CE, Francisco Maia de Queiroz , o poeta repentista e humorista  Louro Branco.
‘’Recebo agora mesmo a notícia do falecimento do poeta Louro Branco. É o último  grande repentista que se vai”, postou o repentista Geraldo Amâncio nas redes sociais, e disse também que “a cantoria perde a graça, o humor, o raciocínio a jato e a inteligência maior do improviso.  Louro Branco incontestavelmente foi o maior repentista dos últimos anos”.
Foi pescador, agricultor e vendedor ambulante. Começou a cantar aos 12 anos de idade, morou nas seguintes cidades: Jaguaribe – CE, Jaguaretama –CE, Coronel João Pessoa – RN, Limoeiro do Norte – CE, Mossoró – RN, Iguatú – CE, Caicó – RN, e atualmente em Santa Cruz do Capibaribe onde morava desde 1991.
Cantou em vinte estados do Brasil, com todos os maiores cantadores do Nordeste, participou em mais de 400 festivais, tem ao todo mais de 700 composições.
Louro morreu em decorrência  de problemas cardíacos.
A viola que antes era empunhada em seu peito  ,hoje num canto chora a separação  de seu dono.

Post a Comment