No projeto apresentado ao Governo do Estado da Paraíba, consta a construção de um refeitório, cozinha, banheiros e almoxarifado, mas que devido à falta de liberação de recursos por conta do governo do estado, a obra encontra-se paralisada, prejudicando consideravelmente o andamento das aulas deste educandário.
A reportagem do Portal de Notícias Cariri em Ação esteve visitando a escola e verificou in loco que realmente a obra está paralisada. Procuramos a prefeita Iris Henrique para saber dele o real motivo da obra está nesta situação.
Inicialmente, a prefeita Iris lamentou que a obra esteja nesta situação. Ela disse que tem buscado todos os meios legais para sensibilizar o governador Ricardo Coutinho a liberar o restante dos recursos, e consequentemente, continuar com execução da obra.
Iris ressaltou que apenas 10% do convênio, de um total de 150 mil reais foram liberados. Ela lembrou que foram depositados na conta corrente 26.939-5, agência Banco do Brasil, em 07 de maio de 2014, o valor de 15 mil reais, e que, após a empresa apresentar a 1ª medição foi pago em 06 de agosto de 2014, o valor de 14.993,88. A prefeita disse que a prestação de contas referente ao recurso recebido foi encaminhada, atendendo desta forma, todas as exigências do convenio ora celebrado com o governo do estado, condição para que se liberasse a segunda parcela, fato que não aconteceu até esta data.
No último mês, a própria prefeita Iris encaminhou mais um oficio ao Pacto Social, que está dentro da estrutura da SEDAM, em João Pessoa, pedido a liberação do restante do recurso para poder concluir a obra e atender melhor as crianças e adolescentes que estudam naquele educandário.
A prefeita acrescentou que toda vez que consulta o Pacto Social tem a resposta que a liberação do recurso está em analise. Ela lembrou que o convenio vence em dezembro e está preocupada com falta de atenção por conta do governo do estado em relação ao convenio. Ela mais uma vez lamentou o compromisso do governador em relação à Escola Maria Bezerra e acredita que a não liberação não seja fruto das eleições de 2014, onde a mesma, não acompanhou o governador em sua reeleição.
“Estamos recebendo reclamação de todos os pais, e com razão. O repasse por conta do governo do estado está demorando muito. Quero acreditar que o fator politico não esteja prejudicando o nosso município, até porque, o governador também foi votado aqui. Isso só tem prejudicado nossos alunos”, lamentou a prefeita.
Iris falou que a prefeitura está trabalhando para atender na medida do possível a educação infantil e fundamental no município. Ela ainda destacou que recentemente foi construída no município uma creche Pro-infância, na ordem de 616 mil reais, e que atualmente está construindo uma quadra coberta com vestiário para melhor atender os alunos da rede municipal de ensino e várias outras ações.
Por fim, ela disse que ainda acredita na liberação dos recursos e que o governo do estado da Paraíba vai se sensibilizar com a situação da Escola Maria Bezerra e com o povo de Zabelê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário