sábado, 24 de outubro de 2015

Cresce participação de alunos da rede pública no Enem

São Paulo, 24/10/2015 - A participação de alunos do 3.º ano do ensino médio de escolas públicas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) bateu recorde neste ano, mas as redes oficiais ainda têm dificuldades de incentivar os estudantes a participar da prova. Apesar do aumento de inscrições, um a cada três alunos concluintes das redes públicas sequer se inscreveu no exame neste ano. O Enem começa hoje e 7,7 milhões de inscritos são esperados para as provas, que continuam amanhã.
O Enem se consolidou como a maior porta de entrada para as universidades públicas. Usado como vestibular pelas federais, onde há a reserva de vagas para alunos de escolas públicas por causa da Lei de Cotas, de 2012, o exame ainda é critério para acesso às bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e oFinanciamento Estudantil (Fies), em faculdades privadas.
Dos quase 1,9 milhão de alunos que em 2015 cursam o 3º ano do ensino médio público no País, 29% (cerca 560 mil) não se inscreveram. Esse porcentual era ainda maior em 2013, quando 39% não se inscreveram. Na rede particular, a situação é oposta: apenas 5% dos 305 mil alunos desta etapa abriram mão do Enem em 2015.
Além dos inscritos concluintes - que somam 1,6 milhão de alunos - a grande maioria dos participantes do Enem é de quem já saiu da escola. São 4,49 milhões. Ainda são esperados outros 1,1 milhão de alunos que farão como treino, por ainda não terem chegado ao 3.º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário