A SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL, através da POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO, no âmbito do PACTO PELA VIDA, desencadeou na manhã desta segunda-feira, 07/10/2019, a Operação de Intervenção Tática, denominada “FORÇA AMIGA”, vinculada à Diretoria Integrada do Interior 2 – DINTER 2, sob a presidência do Delegado Andrei Rocha.
A ação contou com a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) e o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) e NIS/BEPI, juntamente com a com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), GATI do 3 BPM (Grupo de Apoio Tático Itinerante), Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE), BPM Trânsito, Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP) e da Unidade Regional de Polícia Científica Sertão do Moxotó (URPOC), através da coordenação do Dr. Andrei Rocha, Delegado de Polícia Civil Titular da Delegacia de Custódia-PE e sua equipe e do Comandante do BEPI, Flávio França e o batalhão do BEPI, ação conjunta objetivando reduzir os índices de criminalidade na cidade de Custódia-PE.
Entre os objetivos estipulados pelos coordenadores da “Operação Força Amiga“, estão 22 (vinte e dois) mandados de busca e apreensão e 04 (quatro) mandados de prisão preventiva, visando a redução da circulação de armas de fogo, produtos receptados e da atividade de traficância na localidade.
Ainda de acordo com o coordenador da operação, Dr. Andrei Rocha, a operação policial objetiva, além de combater a criminalidade, o fortalecimento das instituições públicas locais como um todo, de modo que a cidade tenha conhecimento da presença da Polícia Judiciária, Polícia Militar, Ministério Público e do Poder Judiciário.
Durante a operação foram articulados diversos pontos de bloqueios policiais na cidade de Custódia-PE, através do BEPI como forma de controle durante a operação bem como abordagens policiais em pontos estratégicos.
A operação “Força Amiga“, assim como a operação “Alastrado“, “Cactos”e a “Umburana“, todas ocorridas na cidade e realizadas pela PCPE e BEPI já representam um total de 47 mandados de buscas e prisões em um espaço pequeno de tempo, impactando positivamente nos números da criminalidade de Custódia-PE.
De acordo com o balanço da operação, foram envolvidos 83 policiais de
diversas forças. Na logística da operação, foi utilizado 21 viaturas policiais e foram
cumpridos 23 mandados, sendo vinte e um de busca e apreensão e quatro mandados
de prisão preventiva. Durante a realização da operação foi cumprida mandados de
prisão por crime de homicídio e tráfico. Entre os mandados, está o mandado de prisão preventiva de José Edvaldo Barbosa, suspeito de matar o vereador, Adelmo Teobaldo Farias na cidade de Camalaú-PB, sendo encontrado com arma de fogo. Também foi concluído com êxito, pontos de bloqueio pela PRF (Tribuna do Moxotó)

Post a Comment