Esta quarta-feira, 31, amanheceu mais triste. O município de Monteiro e a Cultura Popular perderam um de seus maiores representantes, o mazurqueiro Zé Preto.
José Severino da Silva, mais conhecido como Zé Preto nasceu no sitio Zé Antônio no município de Monteiro. Casado com dona Maria da Conceição, o ícone deixa 10 filhos adotivos e um biológico. Zé Preto foi um dos poucos a preservar a cultura da dança da Mazurca que foi repassada para o mesmo de geração em geração através das histórias contadas por pais e avós.
Em 2011 o reconhecimento do seu talentos para a cultura foi feito através do Projeto Reconhecer desenvolvido pela Fundação Casa de José Américo com a entrega do Diploma de Reconhecimento Cultural durante o 2º Festival Internacional de Folclore. Todo este reconhecimento a nível estadual se deu através do destaque pela sua valoroza atuação em Monteiro e na região do Cariri.
O Projeto Reconhecer foi instituído pelo Conselho Deliberativo da FCJA e destina-se a conceder Certificado de Reconhecimento a pessoas que, nas cidades em que residem, desempenhem ou tenham desempenhado atividades de relevo em favor da cultura local. Os nomes certificados são aprovados após análise de seus méritos na área cultural.
Ainda em vida, uma de suas maiores alegrias era contar histórias que foram repassadas através de seus avós e seus pais, seus costumes e a própria Mazurca que despertou seu desejo de não deixar essa dança milenar morrer.
“Queria muito que essa minha cultura não se acabasse pois estou ficando velho e gostaria muito que essa meninada nova aprendesse a Mazurcar, pois se tomarem gosto pela a dança eu garanto que mais nunca irão deixar de dançar”, afirmou recentemente o mestre da Mazurca (Zé Preto).
A prefeita Anna Lorena lamentou o falecimento do mazurqueiro Zé Preto e disse que o município perde um dos maiores defensores da cultura popular.
O VELÓRIO
O seu velório está acontecendo na rua da igrejinha do Alto de São Vicente. O sepultamento acontecerá às nesta quinta-feira (1º de novembro), às 8 horas, no Cemitério Municipal.
NOTA DE PESAR
A Prefeitura Municipal de Monteiro externa seu profundo pesar pelo falecimento de JOSÉ SEVERINO DA SILVA (Zé Preto), um dos maiores defensores da Mazurca e da cultura popular de Monteiro e do Cariri paraibano, ao tempo que se solidariza com seus familiares e amigos.
Monteiro, 31 de outubro de 2018.

Post a Comment