A administração municipal de Zabelê, no Cariri Ocidental da Paraíba, tem motivo de sobra para comemorar. O município aparece entre os dez mais transparentes no estado. Os dados são do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). O chefe do executivo municipal zabeleense Dalyson Neves declarou que os números trazem muita alegria por saber que os resultados estão chegando, mas entende que ainda tem muita coisa a fazer em benefício do cidadão. 
A informação é da plataforma Turmalina do TCE-PB, que pontua a transparência do município no estado. A plataforma faz o cálculo por meio de pontos. Para isso, são utilizados critérios como previsão de receitas, gastos com obras, funcionários, contratos, licitações, atualização de dados no site oficial de cada prefeitura, entre outros. As categorias totalizam 880 pontos. 
As 10 cidades mais transparentes do estado são: Vista Serrana, Várzea, João Pessoa, Campina Grande, Malta, São José do Bonfim, Capim, Riacho de Santo Antônio, São Mamede e Zabelê.
Dalyson ressalta que uma gestão pública tem que ser feita para e com o povo. Para ele, "a democracia é baseada no poder do povo e sua legitimidade se dá quando o indivíduo tem amplo acesso às informações da Administração Pública, um direito previsto no artigo 5° da Constituição Federal Brasileira".
De acordo com o gestor, o incentivo à transparência pública ganhou mais força com a criação da Lei de Acesso à Informação (LAI). Com entusiasmo, Dalyson explica que além da exigência legal, a demanda por maior lisura dos governos em relação a gastos públicos está cada vez mais forte e presente entre os brasileiros.
Segundo ele, já é bastante comum ver cidadãos reivindicando dados e acesso à informação e buscando saber como seus representantes estão investindo os recursos e direcionando-os à gestão.

Post a Comment