Saúde sempre foi prioridade na atuação política da
deputada federal Edna Henrique (PSDB-PB) e a garantia de recursos no orçamento da União para essa área serão disponibilizados através de emendas individuais na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2020), com sugestões vindas da sociedade e que ampliam a participação popular no mandato da parlamentar.
Conhecendo de perto a realidade de Monteiro e região, a deputada direcionou recursos objetivando a implantação do Centro de Tratamento de Hemodiálise no município de Monteiro e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na estrutura do Hospital Santa Filomena.
“Saúde é muito importante. Principalmente em nosso estado, onde os convênios médicos não são acessíveis para grande parte da população, por causa de seu alto custo. Assim, o povo precisa de uma saúde pública que atenda da melhor forma possível e isso exige investimento”, afirmou a deputada.
O município de Monteiro, está localizado na região estratégica do Cariri paraibano, que é o maior município do Estado em área territorial, com 1.009,90 km2 e uma população de 33.039 habitantes, que se encontra a 319 Km de João Pessoa e 167 Km de Campina Grande, estaria inserido em um local estratégico que já possui toda uma infraestrutura, sede da  5ª Região de Saúde da Paraíba; cidade polo, sendo referência nos serviços de média complexidade; dispõe de estrutura física nas dependências do Hospital Santa Filomena para a instalação da Hemodiálise e UTI.
O município possui no momento suporte de UPA, SAMU, Centro de Reabilitação Regional, CAPS ADIII, Hemocentro. Atendendo a região do Cariri, municípios circunvizinhos e Pernambuco.
A Implantação do Centro de Tratamento de Hemodiálise no Município de Monteiro e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na estrutura do Hospital Santa Filomena dará acesso aos pacientes terem o tratamento dentro dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde da universalidade, integralidade e equidade. Hoje os pacientes dos 30 municípios paraibanos e de outros 19 municípios pernambucanos, enfrentam constantes viagens para realizarem os procedimentos de hemodiálise. Essas cidades somam mais de meio milhão de habitantes que necessitam desse serviço. (Portal TV Cariri)

Post a Comment