“A nossa Universidade/Tem sido por excelência/Um bastião da cultura/Reduto da inteligência/Por muitos reconhecida/Como um berço da ciência”. Os versos do poeta Manoel Monteiro falam por si só a respeito da significativa colaboração da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no que se refere a valorizar o patrimônio artístico do povo nordestino. Enlaçado a esta missão surgiu em 2017 o Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos, realizado com êxito pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult), e que ganha nova edição este ano, ocorrendo de abril a junho.
Conforme a agenda da iniciativa, os eventos serão efetivados em Araruna (26/04), Patos (04/05), Monteiro (11/05), Guarabira (18/05), Lagoa Seca (25/05), Catolé do Rocha (30/05), João Pessoa (06/06), e Campina Grande (15 e 21/06). Algumas datas, todavia, poderão sofrer modificações para se adequarem melhor ao calendário.
Entre as homenagens previstas para a edição 2018, figuram Zé Calixto e toda a família dos Calixto, além dos sanfoneiros Geraldo Correia, Manoel Tambor e Cabral. Também haverão homenagens póstumas a Severino Medeiros, Bau de Patos, Chico Sanfoneiro, Biu Alambique e ao embolador Lua Nova. (VITRINE DO CARIRI)

Post a Comment