Os vereadores do Congo aprovaram nesta terça-feira, dia 23, um importante projeto de lei que torna patrimônio cultural imaterial do município de Congo, a Festa de Padroeira Santa Ana, realizada sempre no mês de julho.
Antes de colocar o projeto em votação em segundo turno, o presidente Lenilson Bezerra destacou a importância da festa de Santa Ana, falando de sua história para o município.   
Inicialmente, o secretário Jucélio Quintans relatou um pouco da História do Município, enfatizando, também, a importância do evento para a comunidade católica. “Os primeiros prédios da atual cidade foram uma capela uma casa construídas em 1836 por um preto velho, conhecido pela alcunha de “Congo” quem, segundo alguns historiadores teria sido escravo e de origem congloesa, daí a origem do topônimo”.
Na justifica do PL, o vereador Jucélio continuou falando que o pequeno templo e o casebre foram edificados em uma porção de terras doada pelo Capitão José Rodrigues Correia que desde o ano de 1830 havia implantado uma fazenda de gado juntamente com sua esposa D. Emerenciana Campos de Jesus na região do município. “Durante alguns tempos o município passou a ser chamado de Santa Ana do Cariri, voltando posteriormente a denominação original. Portanto, o povoado foi elevado à categoria de distrito pela Lei nº 480, de 17 de novembro de 1871 e a sua atual igreja matriz foi construída em 1947. O desenvolvimento econômico, social e político do município foi impulsionado pelo Coronel Francisco Lourenço da Costa, Sr. Zeferino Alves Feitosa e o Coronel Francisco Travassos, além da família Campos,” comentou.
O vereador Aderaldo Pereira (Dera) solicitou que o prefeito viabilize a emissão de carteiras de estudantes para os alunos da rede municipal de ensino. “É de grande importância para os estudantes da rede municipal de ensino que a Secretaria de Educação viabilize junto as entidades credenciadas carteiras de estudantes para os alunos da rede municipal de ensino para que os mesmos tenham seus direitos respeitados”, justificou.
Na ocasião, o presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Sumé, Igor Sousa, utilizou da tribuna para falar sobre o requerimento apresentado pelo vereador Dera, dizendo que estava disponível para ajudar na emissão das carteirinhas estudantis para os estudantes do Congo.
Na tribuna, o vereador Fabiano Bolacha parabenizou o prefeito Júnior pela programação realizada nas comemorações do aniversário da cidade. Ele também agradeceu ao prefeito pela pavimentação de calçamento em algumas ruas do município.
Por fim, o presidente Lenilson agradeceu a presença de seus colegas vereadores e convidou todos, bem como, a população para participar dos debates da próxima sessão ordinária.
ASSISTA TODA A SESSÃO. CLIQUE AQUI.
VEJA TODAS AS FOTOS. CLIQUE AQUI.  (Cariri em Ação)

Post a Comment